Resposta: Ebulição é quando a passagem de um líquido ao estado de vapor,(do liquido ao vapor) que ocorre acompanhada da formação de bolhas.
Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. Ao estudo desse fenômeno é dado o nome de Tonoscopia ou Tonometria. Por exemplo, quando se adiciona açúcar à água, a pressão de vapor da água diminui.
A Crioscopia ou Criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão. ... Isso acontece porque há uma grande quantidade de sais dissolvidos na água.
Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não volátil. é a propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido, provocado pela adição de um soluto não-volátil que diminui a pressão de vapor do líquido.
O maior uso da osmose reversa é para a dessalinização da água do mar. ... Assim, a membrana semipermeável retém o soluto, separando o sal da água. Vale ressaltar que também são eliminados microrganismos da água, tornando a água pura. A osmose reversa também é muito utilizada em indústrias.
A ultrafiltração é um processo de separação por membranas em que a força directriz é a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana conseguem reter macromoleculas.
Na diafiltração, um solvente é adicionado no tanque de alimentação, ou diretamente no módulo de membrana, podendo ser operada de forma contínua ou em batelada. Nesse caso, o objetivo pode ser purificar o concentrado ou aumentar a recuperação de um componente que sai na corrente de permeado.
Quando em hemodiálise, caso a pressão externa da fibra oca seja inferior à interna, a água do corpo é removida do sangue que flui pela fibra oca. Este processo é chamado ultrafiltração, e remove do organismo a água excedente.
Na ultrafiltração, o gradiente de pressão entre os dois lados da membrana, ou gradiente de pressão transmembrana (PTM), determina a velocidade de passagem de água de um lado para o outro. No caso de pressão hidráulica, ocorre a passagem de água do lado maior para o de menor pressão.