Portanto, a mãe que amamenta e que percebe que está com diminuição da produção de leite (bebê que não fica satisfeito após mamar ou a sensação de que a mama não está tão cheia), pode usar estratégias para aumentar a sua produção, sendo elas: Ingerir bastante líquidos – de 3 a 4 litros por dia!
1. Prepare o recipiente para armazenar leite materno. O recipiente deve ser de vidro com tampa de plástico (como os vidros de maionese e café solúvel, por exemplo). Caso você prefira, pode adquirir em farmácias recipientes próprios para este fim.
Para armazenar o leite materno recolhido os melhores recipientes são os de plástico ou, então, descartáveis. Se o leite for congelado, deve-se deixar um espaço no topo do recipiente antes de tampá-lo.
Se desejar, pode colocar leite ordenhado em outro vasilhame sobre o já congelado no freezer, mas não ordenhar no mesmo frasco onde há leite congelado. · Para oferecer o leite, é bom dar preferência ao copinho ou xícara ou colher, evitando confusão de bicos.
Para agilizar a higienização, lave e escalde o máximo de mamadeiras que puder e guarde na vasilha plástica por no máximo 24 horas se esta ficar em temperatura ambiente, ou 48 horas se guardada na geladeira.
Mamadeira pronta é sinônimo de perigo Na geladeira, de acordo com o fabricante, por até 24 horas. Lembrando que somente para casos bem pontuais. Jamais uma prática rotineira na alimentação do bebê.
Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70°C. 5. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instruções de uso.
Iogurtes, queijo e leite pedem mais cuidados. A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre.