Diagnóstico, em medicina, é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. ... Em medicina, diagnóstico é a parte da consulta médica, ou do atendimento médico, voltada à identificação de uma eventual doença.
verbo transitivo direto Realizar exames, buscando encontrar a razão e a natureza de uma afecção, de uma doença, geralmente através da descrição dos seus sintomas: o médico diagnosticou o paciente com câncer. Etimologia (origem da palavra diagnosticar). Do francês diagnostiquer.
Desenvolvimento: O Diagnóstico Cinesiológico Funcional visa identificar, quantificar e qualificar as disfunções cinéticas-funcionais de órgãos e sistemas. Para esse diagnóstico é preciso uma avaliação funcional que vai ser feita por meio de anamnese funcional, exames complementares e testes especiais.
O paciente conta, na entrevista, a história de acordo com sua visão e nos relata a sua experiência com aqueles sinais e sintomas. Cabe ao fisioterapeuta conduzir essa entrevista com perguntas, para entender as necessidades do paciente e para iniciar o raciocínio clínico.
É constituída de anamnese com histórico das atividades laborais, biomecânica ocupacional, avaliação postural com fotogrametria, análise dos exames de imagens e testes específicos para as regiões corpóreas envolvidas durante a jornada de trabalho.
A avaliação funcional é realizada individualmente por um fisioterapeuta e inclui a história clínica do paciente e testes para verificar diversos aspectos clínicos e funcionais relacionados à sua condição, como testes de função e força muscular, de performance e de atividades de vida diária, além de questionários ...
A Avaliação Funcional do Movimento Humano tem como objetivo identificar determinadas posturas compensatórias, possíveis disfunções musculares e detectar vícios de movimentação que podem causar lesões de diversos tipos, por exemplo muscular, ligamentar, articular dentre outras.
Exame do ombro
A ecografia do ombro ou ultrassonografia do ombro é um exame que permite avaliar as estruturas peri-articulares do ombro, sendo considerada uma ecografia articular. Difere da ecografia das partes moles do ombro, que apenas avalia as estruturas mais superficiais.
Permitir que o ombro rode lateralmente em aproximadamente 90°. Evitar a flexão e extensão do braço. Colocação do goniômetro para medir a abdução do ombro. com o cotovelo, punho e dedos estendidos.
Teste de Jobe é uma manobra usada no exame físico para detectar força do manguito rotador, principalmente do tendão supraespinhoso ombro. tenta realizar uma adução do braço enquanto o paciente resiste.
O teste de Jobe indica alteração no músculo supraespinhal, o qual é testado pela elevação ativa do membro superior, no plano da escápula, em extensão e rotação inerna, para sensibilizar a tensão exercida no supraespinhal, essa elevação é feita contra resistência a resposta é acompanhada de dor na face ântero-lateral do ...
Teste de Jobe (Lata Vazia) Descrição do teste: O terapeuta instrui o paciente para realizar uma flexão e abdução de 30º de membros superiores e uma rotação interna, apontando os polegares para o chão (lata vazia).
A maior parte das manobras descritas avalia a forma vascular da síndrome do desfiladeiro torácico. No teste de Adson, palpa-se o pulso da artéria radial com o braço do doente em abdução e com o cotovelo estendido. Solicita-se então para o doente fazer uma inspiração profunda e virar a cabeça para o lado sintomático.
Descrição do teste: O Teste de Compressão de Apley ou simplesmente teste de Apley serve para evidenciar a presença de uma possível compressão radicular por hérnia discal, geralmente afetando as raízes de C5-C6-C7.
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. O teste de McMurray é um teste usado no exame físico para avaliar pacientes com suspeita de lesões no menisco do joelho.
O teste de coçar de Apley indica tendinite de um dos tendões do manguito rotador, que na maioria das vezes costuma ser o supra-espinhal. Execução: Paciente sentado. Primeiramente, pedir para que ele coloque a mão do lado do ombro afetado atrás da cabeça, tentando tocar o ângulo superior da escápula oposta.
Teste de Gerber (Lift-off Test): coloca-se o ombro a ser examinado em extensão e rotação interna com a mão no dorso (cotovelo a 90º). A seguir, solicita-se ao paciente que abra distância entre mão e dorso. A incapacidade de realizar a manobra indica o teste alterado e provável inflamação/ruptura do tendão subescapular.