Qual a função do paraninfo? Paraninfo é o padrinho da turma e, formalmente, é quem recomendará o bom desempenho dos graduandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que também entrega os certificados aos seus afilhados.
O Paraninfo (a): é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos. O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos.
A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do último não é obrigatória. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende. Não precisa ser, necessariamente, alguém do corpo docente.
PARANINFO – É o padrinho ou madrinha da turma. Recomendará os formandos perante a sociedade. Trata-se geralmente de um professor reconhecido pelo saber acadêmico e padrão de referência na área específica de conhecimento. ORADOR – Formando que fará uso da palavra na cerimonia de Colação de Grau.
O Nome de Turma é a pessoa que conduz os formandos na entrada da cerimônia de Colação de Grau. A pessoa escolhida não terá tempo disponível para realizar discurso durante a colação de grau.
Durante a cerimônia há alguns discursos de abertura, de homenagens, encerramentos, etc. Há algumas pessoas que são as selecionadas para discursarem, como o juramentista, afinal o juramento também consiste em um discurso. ... Pois quem executa o discurso propriamente dito, é o patrono ou patronesse.
Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).
Nesse tipo de discurso costuma existir a presença de um narrador. É ele quem relata fala e reações de personagens do conteúdo, além de ambientação de locais. Em geral, o Discurso Indireto é escrito na terceira pessoa – já que o narrador fala sobre outra (s). Ou na primeira pessoa, relatando fatos sobre si próprio.
É uma forma de interação social, podem ter características faladas ou escritas, tamanhos diversificados. Por meio de um objetivo gira em torno de idéias e sentidos, se expressa de forma verbal e não-verbal. ... Parágrafo – um texto pode ser formado por diversos parágrafos, apresentado de acordo com o grupo de idéias.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.