As glicoproteínas estão frequentemente presentes na superfície das células, onde funcionam como proteínas da membrana plasmática ou como parte da matriz extracelular. Essas glicoproteínas da superfície celular desempenham um papel crítico nas interações célula-célula e nos mecanismos de infecção por bactérias e vírus.
Fruto-oligossacarídeo (fruto-carídeo) é um oligossacarídeo composto por um polímero de frutose. Produzido pela hidrólise de inulina ou pela enzima frutosiltransferase a partir da sacarose. Eles são utilizados devido as suas propriedades como prebióticos, e eventualmente pelo sabor adocicado.
De acordo com a sua estrutura, os polissacarídeos são classificados em: Homopolissacarídeos: apresentam um tipo de monossacarídeo. Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos.
Os polissacarídeos são glícidos hidrolisáveis formados por mais de dez moléculas de monossacarídeos ligados entre si através de ligações glicosídicas, constituindo longas cadeias lineares ou ramificadas. ... Os polissacarídeos podem ser classificados em homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos.
A lactose é um açúcar (carboidrato) presente em todo leite de origem animal. É formada pela associação de glicose e galactose e é capaz de sofrer a reação de Maillard. A lactose é uma substância orgânica sólida presente no leite e em seus derivados.
Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. "É a junção de uma molécula de glicose e outra de galactose", ressalta a nutricionista Thayana Albuquerque. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo.
As pessoas que apresentam a intolerância à lactose, têm uma deficiência na produção da enzima lactase (que digere a lactose no intestino). Os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e distensão abdominal, inchaço, gases e diarreia.