Essas estruturas são chamadas de estrias de Caspary. A presença das estrias de Caspary força a passagem da água e dos solutos oriundos da camada externa do córtex a atravessar as células da endoderme. Desta forma, a endoderme atua na seleção das substâncias que irão atingir o cilindro vascular.
Como as células da endoderme estão perfeitamente justapostas, se deixar espaços espaços entre si, e ainda se encontram fortemente ligadas umas às outras, pelas estrias de Caspary, fica assegurado que somente as substâncias que passam pela seletividade da membrana plasmática, cheguem ao xilema, e daí sejam conduzidas ...
Entre o córtex e o cilindro central existe uma camada de células especializadas, a endoderme. ... Novamente, as estrias de Caspary evitam que o íon retorne para o apoplasto do córtex. Assim, a planta pode manter uma maior concentração iônica no xilema do que no meio em que a raiz está crescendo (solução do solo).
A absorção da água ocorre através da raiz, podendo seguir dois caminhos. Em um desses caminhos, a água e os sais adentram os espaços intercelulares e caminham sem adentrar as células. ... Esse processo de transporte da água é realizado por osmose.