Qual A Data De Validade Dos Cursos De Direço Defensiva?

Qual a data de validade dos cursos de direço defensiva

Atitudes perigosas no trânsito também podem ser provenientes de vícios de direção, adquiridos ao longo dos anos, como consequência do trânsito violento que é praticado no país.

É caso também do parágrafo único do artigo 150, que descreve a seguinte determinação: “A empresa que utiliza condutores contratados para operar a sua frota de veículos é obrigada a fornecer curso de direção defensiva, primeiros socorros e outros conforme normatização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”.

Links úteis na área de Trânsito

Deseja saber mais informações sobre o curso de direção defensiva, inclusive a autoescola mais próxima de você que oferece a certificação? Então clique aqui e saiba mais!

A direção preventiva é aquela em que o condutor pratica ao antecipar riscos. Ela ocorre quando o motorista ou motociclista dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais para dirigir, assim como a condição das vias pelas quais trafega.

Nesse cenário, as ações de direção defensiva são responsáveis pela prevenção de acidentes.

As principais dúvidas sobre o tema

As principais dúvidas sobre o tema

Além disso, conforme rege o Código de Trânsito Nacional Brasileiro, no Art. 150, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, todas as empresas que contratam condutores são obrigadas a oferecer a seus funcionários o curso de direção defensiva, de primeiros socorros e outros.

Direção defensiva é, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito. É a possibilidade de um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.

O que é direção defensiva?

Por outro lado, as pernas devem ficar ligeiramente dobradas, permitindo que os pés alcancem o fundo da embreagem, do freio do acelerador sem dificuldade.

A direção defensiva se divide em 5 pilares: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. Entenda mais sobre cada um deles nos tópicos a seguir:

Por último, a condução defensiva envolve ação. Quando encontra situações de risco (ou a possibilidade dela), o motorista age imediatamente para evitar um acidente; sempre respeitando suas limitações e as do veículo.

Curso de direção defensiva: vale a pena?

Curso de direção defensiva: vale a pena?

Dirigir defensivamente significa conduzir ou pilotar sem desrespeito às normas e regras de trânsito, diminuir as consequências de acidentes evitáveis, apesar das condições adversas, dos erros e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.

Use o farol alto apenas quando estiver sozinho na via (lembrando que é obrigatório o uso de farol em rodovias), e reduza a luz caso um veículo venha na sua direção.

O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da carteira de habilitação. Prezar pela segurança deve ser uma máxima quando se fala em direção defensiva.

Direção defensiva e o Código de Trânsito Brasileiro

Pensando nisso, a melhor posição para dirigir é apoiar as costas no banco (formando um ângulo de cerca de 90 graus com as pernas) e manter os braços no volante levemente dobrados.

Faz parte das premissas da direção defensiva prestar atenção na direção. Isso porque, para o motorista, cada fração de minuto conta. A 80 quilômetros por hora, por exemplo, um veículo percorre 22 metros em um único segundo.

Assim, o curso é mais uma segurança para todos os agentes envolvidos no trânsito, pois capacita os condutores para lidar com situações adversas e também os tornam aptos a ter uma conduta mais sábia e empática no trânsito.

Links Importantes

Todos os condutores têm a obrigação de dirigir em uma velocidade compatível com as condições da via, considerando fatores como tráfego, clima, obstáculos e aglomerações de pessoas.

Se um motorista conseguir se educar para aguardar um pouco mais e ter mais paciência, ele poderá realizar ultrapassagens em melhores condições, evitar manobras perigosas e, de quebra, ainda diminuir as incidências de multas.

A razão para isso é que precisávamos (e ainda precisamos) tornar o trânsito mais seguro. Além da obrigatoriedade da abordagem da direção defensiva nas autoescolas, a legislação traz a conscientização sobre direção segura em outros pontos.

Transparência

O conhecimento desses fatores permite que os motoristas aprendam técnicas que elevem a atenção e a capacidade de reconhecer e gerenciar perigos no trânsito das cidades e nas estradas.

Qualquer estreitamento de pista aumenta o risco de acidentes. Por essa razão, a direção defensiva entende que o motorista deve reduzir a velocidade sempre que perceber uma sinalização que indique estreitamento.

A direção preventiva é aquela que o condutor pratica ao antecipar riscos. Ela está presente quando o motorista ou motociclista dirige com atenção,  avaliando suas condições física e mentais para dirigir, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente das limitações, trafega de acordo com a realidade apresentada pelo ambiente.

Veículo

Veículo

Dois tipos de direção defensiva são abordados nos cursos de autoescolas: a preventiva e a corretiva. A direção preventiva é aquela que o condutor pratica ao antecipar riscos. Ela está presente quando o motorista ou motociclista dirige com atenção, avaliando suas condições física e mentais para dirigir, assim como a via pela qual está trafegando.

Agora que você já sabe o que é direção defensiva, continue navegando no Review Auto e leia mais sobre assuntos relacionados!

Qual o prazo de validade do treinamento da nr-35?

2 anos

Qual a validade do curso de nr-35?

A Reciclagem do curso de Altura da NR-35 Trabalhador foi elaborado para os profissionais que já possuem o curso de Altura NR-35 Trabalhador, porém a validade de 2 (dois) anos expirou, sendo assim o profissional necessita realizar o curso de Reciclagem.

Qual a carga horária do treinamento de NR 35?

O treinamento Público-alvo: Profissionais que realizam trabalham em altura. Objetivo: Capacitar os envolvidos para realização de trabalhos em altura. Carga horária: Treinamento com carga horária mínima de 8 (oito) horas.

Qual a validade do curso de primeiros socorros?

NR7 - Curso de Primeiros Socorros Embora a validade deste treinamento seja indeterminada, recomenda-se que a Brigada de Incêndio esteja apta ao atendimento de primeiros socorros. Neste caso, a validade passa a ser de 01 ano.

Qual a carga horária do curso de primeiros socorros?

8 horas

Quem pode ministrar o curso de primeiros socorros?

ASSUNTO: O Técnico de Enfermagem pode ministrar palestras de primeiros socorros para funcionários de empresas conveniadas a Clínica de Medicina do Trabalho.

Qual a NR que fala sobre primeiros socorros?

Atender a Norma Regulamentadora - NR 7 do MTE que prevê a obrigatoriedade do treinamento anual para os funcionários da empresa, a fim de capacitar e orientar quanto às técnicas básicas de primeiros socorros visando à segurança e atendimento de vítimas dentro do ambiente da empresa.

O que é o NR 7?

A NR 7 determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades.

O que se refere à NR 9?

A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. ... do controle da ocorrência de riscos ambientais.

O que é nível de ação NR-9?

Segundo a NR-9, podemos definir como nível de ação: 9.

O que é nr7 e NR9?

Passaram por processo de revisão as normas regulamentadoras 1, de disposições gerais; 7, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; e a 9, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Os textos foram simplificados para facilitar a compreensão dos empregadores e a burocracia foi reduzida.

O que mudou na NR 9?

A NR-9, então, passará a ter apenas esse papel no que se refere aos riscos físicos, químicos e biológicos, sem ter um programa específico associado, como atualmente É o PPRA (lembrando mais uma vez que a nova NR-9 só entra em vigor em agosto de 2021!!!).

O que é o PGR?

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.

Como vai funcionar o PGR?

O PGR é uma ferramenta gerencial administrativa que tem a função de gerenciar os riscos. Não será um documento para ser impresso e guardado na gaveta! Trata-se de um processo de melhoria contínua, ou seja, toda alteração que houver em algum processo da empresa, o PGR também irá mudar.

O que o PGR deve conter?

O que deve conter no PGR

  • riscos físicos, químicos e biológicos;
  • atmosferas explosivas;
  • deficiências de oxigênio;
  • ventilação;
  • proteção respiratória, de acordo com a Instrução Normativa nº. ...
  • investigação e análise de acidentes do trabalho;
  • ergonomia e organização do trabalho;

Qual o conteúdo mínimo do programa de gerenciamento de riscos PGR )?

Conteúdo mínimo do PGRPrograma de Gerenciamento de Riscos | Mineração. ... # Plano de Emergência: com abordagem sobre os cenários de risco e emergência; # Equipamentos de proteção individual: adequados aos riscos reconhecidos e avaliados; # Outros resultantes da introdução de novas tecnologias.

Quando entra o PGR?

1 de agosto de 2021