As causas mais frequentes deste tipo de cavitação são : Chiari tipo I (constitui a principal causa – cerca de 60% dos casos), a invaginação basilar, aracoidite espinhal e compressão medular por lesões expansivas (tumores principalmente de natureza glial – siringomielia ocorre em 28 a 55% dos casos).
Um cisto consiste numa cavidade cheia de líquido que surge na medula espinhal (denominada siringomielia), no tronco cerebral (denominada siringobulbia) ou em ambos. Os cistos podem estar presentes no nascimento ou desenvolver posteriormente, devido a uma lesão ou um tumor.
Hidromielia é geralmente definida como um aumento anormal do canal central da medula espinhal. O canal central, uma cavidade muito fina no meio da medula espinal, é um residuo de desenvolvimento normal.
A siringomielia é uma pequena dilatação do canal central da medula que se estende por alguns poucos segmentos medulares e está freqüentemente associada à síndrome de Chiari, quando esta dilatação toma proporções maiores pode-se chamar de hidromielia.
A hidrossiringomielia é definida como uma dilatação longitudinal do canal central da medula espinhal cujo conteúdo é semelhante ao líquido cefalorraquidiano e que freqüentemente produz comprometimento neurológico.
Davi, de 12 anos, foi diagnosticado com síndrome de Chiari tipo 1, uma malformação no crânio que pode comprometer o sistema nervoso. Cirurgia feita em Barcelona; gastos ficam em torno de R$ 150 mil.