EQST

Qual A Diferença Entre Pases Centrais E Perifricos?

Qual a diferença entre países centrais e periféricos?

Países centrais: são os países desenvolvidos e que detém uma tecnologia muito avançada e tem uma grande influencia no cenário politico-economico internacional. ... Países periféricos: são países pouco desenvolvidos e subdesenvolvidos e com pouca influencia internacional.

Quais são os países periféricos do mundo?

países periféricos são aqueles que dependem bastante da agricultura, agropecuária e exploração de matérias primas e se localizam na áfrica, américa central e oriente médio.

O que são países centrais Semiperiféricos e periféricos?

Países Semiperiféricos São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos. O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Russia, Índia e China), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.

O que são países centrais e periféricos quais suas principais características?

CENTRAIS: Alto IDH, economia grande desenvolvida, grande capacidade militar. EMERGENTES: IDH médio, economia grande mas em desenvolvimento e moderada capacidade militar. PERIFERICOS: Baixo IDH, pequena e sub-desenvolvida economia, e baixa capacidade militar.

O que é globalização e quais são suas principais características?

O processo de globalização é um fenômeno pertencente ao modelo econômico capitalista, caracterizado pela mundialização do espaço geográfico, ou seja, atua promovendo a interligação econômica, política, social e cultural em todo o planeta Terra.

O que são países desenvolvidos e quais suas características?

Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Quais são as principais características dos países desenvolvidos e dos países subdesenvolvidos?

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O que é a água potável?

Toda água pronta para o consumo é denominada de água potável, pois não oferece riscos à saúde. Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens.

Quem diz quando a água é potável?

Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a água é considerada potável?

Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.

Como é feita a água potável?

Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.

Onde vem a água potável?

Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.

Onde se localiza a água potável?

As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição.

O que é água potável tratada?

Enquanto a água potável tratada é aquela que passa por algum tipo de estação de tratamento, onde são feitos vários processos para eliminação de possíveis agentes de contaminação, como poluentes, microrganismos, impurezas. Por passar pelo tratamento, essa água é mais limpa, porém incide em custos ao consumidor final.

Quais são os tipos de tratamento de água?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

Onde a água é tratada?

A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.

O que acontece com a água nas estações de tratamento?

A água para ser tratada passa pela estação de tratamento de água (ETA), que é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer a população.