Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio.
Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.
Tem mais depois da publicidade ;) Todos os processos de combustão são reações exotérmicas. Um exemplo é a combustão do hidrogênio, que atinge cerca de 2500 ºC, fornecendo a energia mecânica necessária para o foguete se movimentar e escapar da gravidade da Terra.
As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.
Resposta. Resposta: Creio que esteja falando sobre os processos endotérmico e exotérmico. A diferença entre eles é que o processo endotérmico absorve calor enquanto o exotérmico libera.
Os processos endotérmicos e exotérmicos envolvem trocas de calor e são estudados pela Termoquímica. Em nosso cotidiano, várias reações químicas e processos físicos envolvem trocas de energia na forma de calor.
Existem dois processos principais estudados na Termoquímica, que são: Exotérmicos: processos em que há liberação de calor; Endotérmicos: processos em que há absorção de calor.
Termoquímica
Veja dois exemplos: A solidificação da água em gelo é uma mudança de estado físico que ocorre quando há liberação de calor. Os motores a explosão dos automóveis funcionam a partir da energia liberada pela reação de combustão de etanol ou de derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.
Quando um processo endotérmico ocorre em um sistema à pressão constante, esse sistema absorve calor do ambiente e sua entalpia aumenta. 02. O ∆H de uma reação depende do estado físico dos reagentes e dos produtos. ... O ∆H de uma reação depende da quantidade de reagentes e de produtos.
Termoquímica é o estudo das reações e dos processos de mudança de estado físico, onde ocorrem trocas de energia na forma de calor. Os processos podem ser: ... Quando a equação que descreve o processo ou uma reação química apresenta o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica.
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
- A termodinâmica estuda os fenômenos que lidam com temperatura, calor e pressão, analisando as propriedades da matéria em condições específicas. ... Sendo uma ciência interdisciplinar, a termodinâmica funde a química e a física. Para todos os processos químicos, existe por trás o estudo da termodinâmica.
Calorimetria é o ramo da Física que estuda as trocas de calor e os fenômenos relacionados com a transferência dessa forma de energia entre os corpos. Calorimetria é a área da Física responsável pelo estudo das trocas de energia térmica em forma de calor que ocorrem entre dois ou mais corpos e suas vizinhanças.
Mesmo que o Sistema Internacional de Unidades (SI) determine que a unidade para energia seja o joule (J), a unidade mais usada para calor é a caloria (cal).
Joule
joule
O nêutron, descoberto por James Chadwick, consiste em uma partícula sem carga elétrica, no entanto com massa aproximadamente igual ao do elétron.
O calor é compreendido a partir do trânsito de energia entre corpos e pode ser medido em calorias (cal) ou joules (j). Já a temperatura é medida em graus Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) ou Kelvin (K) e está relacionada com o nível de agitação de moléculas. São dois conceitos da termologia, uma área da Física.
O termômetro mede temperatura de um corpo, pois ele informa se o grau de agitação molecular de um corpo está alto ou baixo. O equilíbrio térmico ocorre quando o corpo de maior temperatura cede calor para o corpo de menor temperatura.
Calor: designa a troca de energia entre corpos, enquanto a temperatura é a grandeza física que permite medir quando um corpo está quente ou frio.