O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla “SAMU” — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
As remunerações variam de R$ 1.
O motorista de ambulância deverá ser maior de 21 anos, possuir ao menos diploma de nível médio e habilitação para condução de veículos nas categorias D ou E. As exigências estão previstas no PLC 82/2017, aprovado nesta quarta-feira (8) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Duração e custos. A carga horária do curso, normalmente, varia entre 240 horas e 260 horas. Os custos, porém, dependem das escolas.
Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de paciente graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte.
O curso de APH básico pode ser realizado por socorristas, bombeiros civis e militares, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e brigadistas. Ele consiste em aulas teóricas e práticas para formar profissionais capacitados.
Qualquer pessoa com conhecimento suficiente sobre o assunto poderá ministrar treinamento de prevenção e combate a incêndio. Quanto a Brigada de Incêndio, basta ligar Corpo de Bombeiros do seu estado para saber das exigências e descobrir quem está apto a ministra-lo, ou como fazer para ser tornar apto.