A causalidade deriva da conjunção constante de objetos, e a disposição humana deixa- se afetar pela repetição de ideias, na mesma medida que os princípios de associação de ideias.
Ou seja, o conceito de causa e efeito pré-existe em nós anteriormente a qualquer experiência, como uma categoria a priori, por meio da qual a relação entre causa e efeito é pensada como necessária. ... Em segundo lugar, Hume argumenta que toda declaração causal deve instanciar uma lei universal.
Para Hume, tudo aquilo que podemos vir a conhecer tem origem em duas fontes diferentes da percepção: ... Por isso, a experiência seria a base de todo conhecimento, que podemos chamar de raciocínio sobre questões de fato. Enquanto que o segundo modo dos objetos externos se apresentarem à razão é chamado relação de ideias.
Tudo que temos é uma expectativa de que as coisas assim se comportarão. Essa expectativa que nos leva a esperar que o futuro seja assim como foi o passado e onde se baseia nosso conhecimento acerca de questões de fato é o que Hume denominou de sentimento de crença.
Características do empirismo O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.