Existem dois tipos de puberdade precoce: a central, mais comum, ocasionada por alterações no sistema nervoso central; e a periférica, mais rara, tem origem em outras partes do corpo, como glândulas suprarrenais, tumores nos ovários ou testículos.
Cada vez mais comum, puberdade precoce gera problema físico e emocional. Aparecimento das mamas, evolução dos testículos, surgimento de pelos na região pubiana e nas axilas, elevação da oleosidade da pele, acne, mudança de voz nos meninos e primeira menstruação nas meninas.
As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...
As principais mudanças que ocorrem no corpo devido à puberdade masculina são:
"Um estudo de 2011 mostra que situações como adoção, ausência materna, baixa condição socioeconômica, conflitos familiares, severidade materna e maus tratos na infância podem acelerar a puberdade em alguns meses", explica a hebiatra Andrea Hercowitz.
Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início) A ejaculação torna-se possível (geralmente em meados da adolescência, entre os 12½ a 14 anos de idade)
A puberdade nas meninas tem início entre os oito aos 13 anos de idade e dura aproximadamente quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual de meninas e meninos.
Puberdade precoce é o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.
Alguns dos remédios que podem ser indicados para atrasar a puberdade são:
Como lidar com filhos na pré-adolescência?
Puberdade precoce
O estudante José Cristóvão da Silva, que tem 22 anos e 2,23 metros de altura, inicou nesta semana um tratamento para parar de crescer. Na quarta-feira (11), ele recebeu a primeira dose do medicamento Sandostatin Lar (acetato de octreotida), que inibe a produção do hormônio do crescimento.
Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.
Para calcular a altura da criança quando for um adulto, basta somar as alturas do pai e da mãe, dividir por 2 e, se for menina, subtrair 6,5 e, se for menino, somar 6,5 cm. Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade.