O logaritmo natural (ou neperiano) tem a constante irracional e (≈ 2,718) como base e é utilizado na matemática pura, principalmente em cálculo diferencial. Ainda há o logaritmo binário, no qual se usa base 2 (b = 2), que é importante para a ciência da computação.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Potenciação: Para calcular o resultado de uma potência deve-se inicialmente digitar a base, pressionar , depois o expoente e pressionar a tecla . Pressionar em sequência: . Resultado: 16.
Para utilizar esta função, escolha Calc > Calculadora. Calcula logaritmos para a base e, onde e é a constante aproximadamente igual a 2,71828. O log natural de qualquer número positivo, n, é o expoente, x, ao qual e deve ser elevado, de modo que e x = n.
Os matemáticos geralmente utilizam as notações "ln(x)" para significar loge(x), i.e., o logaritmo natural de x, e escrevem "log10(x)"ou "log(x)" para o logaritmo de base 10 de x. ... Algumas vezes Log(x) (L maiúsculo) é usado para log10(x) por pessoas que usam log(x) com um l minúsculo para loge(x).
As propriedades dos Logaritmos podem ser usadas para simplificar expressões matemáticas. Exemplos: ln(5)+4. ln(3)=ln(5)+ln(34=ln(5.
As propriedades operatórias dos logaritmos ajudam a simplificar e tornar o cálculo de expressões que envolvem essa operação matemática mais fácil.