Existem diferentes tipos de impetigo que apresentam características e sintomas ligeiramente diferentes:
Em lesões localizadas o tratamento deve ser feito com antibiótico tópico, devido a menores efeitos adversos e menor resistência em relação aos antibióticos sistêmicos. A primeira opção é o tratamento com mupirocina 2%, aplicada 3 vezes ao dia, por 5 a 7 dias.
Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são:
No caso da foliculite causada por fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol. Já no caso da foliculite causada por bactéria, pode ser indicado a aplicação de antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina.
Como fazer: O sal esfoliando e o azeite hidratando e regenerando as “micro lesões” causadas pelo atrito dos grãos à pele. Misture os ingredientes em um recipiente e leve ao banho com você. Desligue o chuveiro, aplique no corpo em movimentos circulares. Enxágue.
Esfolie dias antes "O ideal é, de dois a três dias antes da depilação, massagear delicadamente a pele da região íntima com um esfoliante suave", recomenda a dermatologista Angélica Pimenta. Assim, os pelos obstruídos desencravam e a remoção fica mais fácil.
Técnicas como ceras quente e fria fazem tração no pelo e podem facilitar o aparecimento da foliculite. O laser, como o de diodo, e a fotodepilação, reconhecidos pela durabilidade, são perfeitos para diminuir o problema, já que não exigem depilações frequentes.
2. Sabonete de enxofre é bom para foliculite? Como falamos acima, ele ajuda no combate da foliculite, pois a foliculite é uma inflamação e o enxofre tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Rotina de cuidados para a pele com rosácea: saiba como controlar as manchas vermelhas
Alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas.
Entre as opções de tratamento tópico do pano branco, os mais utilizados são aqueles à base de:
O cetoconazol xampu é a minha primeira escolha para tratamento da pitiríase versicolor (o "pano branco). Sempre recomendo que o paciente aplique na pele durante o banho durante 40 dias.