BABALORISÁ: pai do orisá, sacerdote iniciado e com obrigações cumpridas, preparado para o exercícios de sacerdote ao culto aos orisás. YALASÉ: (para alguns o mesmo de YALORISÁ) palavra reduzida do termo que significa e fala sobre um dos princípios mais antigos da criação: iyagbalabá, agbalabá e yaagbá!
No Candomblé Bantu os Ogans são classificados como: TATA NGANDA LUMBIDO – Ogan guardião das chaves da casa. KAMBONDO KISABA ou TATA KISABA – Ogã responsável pelas folhas. TATA KIVANDA – Ogan responsável pelas matanças, pelos sacrifícios animais (mesmo que AXOGUN).
Axogum (em iorubá: Axogun) axogum, ogã de faca ou mão de faca é um sacerdote do candomblé. É um dos cargos mais importantes e de muita responsabilidade: é um especialista no que faz, é o ogã encarregado do sacrifício dos animais votivos nas cerimônias do candomblé jeje e Candomblé Queto.
Ontem, dia 06 de julho foi comemorado "Dia do Ogan"... eles com muito amor... com suas vozes, cantam e tocam para os Orixás, benditas são suas mãos por sobre o atabaque, louvando aos Orixás com muito amor...
Quem tem permissão para tocar o atabaque? Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
Qual a diferença entre candomblé e umbanda? ... Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.