O tema está ligado á desigualdade nas classes sociais, racismo, desestrutura familiar, intolerância ao que é diferente... Na minha opinião, isso tudo contribui para o tema central do filme, que é mostrar a realidade, e ao mesmo tempo, mostrar que é possível quebrar esses paradigmas.
Resposta. Ela consegue um emprego "extra" e também recebe ajuda de seu pai, assim sendo, consegue financiar os livros.
03 – Qual o retrato dos alunos no início do filme? Alunos mal-educados, que não a respeitavam e davam-se mal uns com os outros e não se misturavam com alunos de outros gangues, grupos ou raça. Por vezes eram violentos, faziam gracinha uns dos outros e eram preconceituosos.
a a Eva pensa sobre tudo que já aconteceu na vida dela então ela rever os seus conceitos após as aulas com a professora, e resolve contar toda a verdade pois assim ela se sente melhor consigo mesmo e toma sua posição como dona da sua própria vida e não seguindo o que a gangue dela estava impondo.
5 – Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou? Quando um dos alunos lê o diário para a turma na volta das férias e conta que foi despejado, e estava sem casa, e mesmo assim não havia desistido da escola, pois com a diferença que a professora promoveu na turma, sentia que ali era seu lar.
NEGATIVOS: dificultaram seu próprio aprendizado e também o trabalho da professora. POSITIVOS: fez com que ela tivesse que mudar e perceber que as dificuldades dos alunos superavam o ambiente escolar, o que fez com que ela os ajudasse também em suas vidas pessoais.
A verdadeira Erin Gruwell e a Freedom Writers Foundation Em 1998, Gruwell lançou a Freedom Writers Foundation, uma fundação que tem como intuito espalhar a sua vivência em sala de aula retirada do convívio com alunos considerados problemáticos.