O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen.
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
Os seres unicelulares podem ser reproduzir tanto de forma assexuada, como é o caso das bactérias, quanto de forma sexuada como alguns protozoários. Na reprodução assexuada são gerados indivíduos geneticamente idênticos a partir do processo de fissão binária.
As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
Na transdução o DNA pode ser transferido de uma bactéria a outra usando vírus como vetor. Na transformação a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio que serão incorporados à cromatina. Na conjugação através da pili, moléculas de DNA são transferidas diretamente de uma bactéria para a outra.
A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana. A conjugação é o processo de transferência de DNA de uma bactéria para outra, envolvendo o contato entre as duas células.
A transdução é um mecanismo de transferência gênica entre bactérias mediada por bacteriófagos (fagos), que são vírus especializados em infectar células bacterianas (TENOVER, 2006). Existem dois mecanismos pelos quais os fagos interagem com as bactérias: ciclos lítico e lisogênico.
As bactéria se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células de novas filhas. ... Por meio da reprodução assexuada uma bactéria passa a nova combinação de genes às gerações seguintes.
O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas. ... Mitose: uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe.
A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. Através deste processo as células unicelulares se reproduzem e as multicelulares se multiplicam. Entretanto, alguns tipos de células mais especializadas como os neurônios, hemácias e células musculares, nunca se dividem. ...