A cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons é a terceira e última etapa da respiração celular, processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP. É na cadeia respiratória que ocorre a maior parte do ATP produzido pelo processo de respiração celular.
NAD, FAD, NADP e ATP. Nucleotídeos são compostos de pentose ligada a fosfato e a uma base nitrogenada e representam os monômeros dos ácidos nucléicos: NAD+ e FAD+ são agentes oxidantes que participam da respiração celular,recebendo hidrogênios, se tornando NADH e FADH2. ...
A cadeia transportadora de elétrons é uma série de proteínas e moléculas orgânicas encontradas na membrana interna da mitocôndria. Os elétrons são passados de um componente da cadeia transportadora para outro em uma série de reações redox.
As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.
As mitocôndrias funcionam como um sítio do processo de respiração celular. Esse processo metabólico extrai energia armazenada na glicose e também em outros combustíveis orgânicos, havendo decomposição desses combustíveis, na presença de oxigênio, em gás carbônico e água.
As mitocôndrias, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.
Em humanos, as mitocôndrias do zigoto vêm do ovócito, isto é, da mãe, e quase nunca do espermatozoide, isto é, do pai. Esta forma de transmissão é chamada de herança materna. ... Desta forma, mutações no DNA nuclear podem ser herdadas da mãe e/ou do pai e mutações no DNA mitocondrial são herdadas apenas da mãe.
As mitocôndrias são organelas essenciais ao metabolismo celular, participando da produção de energia e outras funções. Por possuir DNA próprio, podem sofrer ações de espécies reativas e levar a mutações, podendo ocasionar o aparecimento de doenças mitocondriais. As mitocôndrias são herdadas exclusivamente da mãe.
Doença ou disfunção mitocondrial é um problema de produção de energia. Quase todas as células do corpo têm uma ou mais mitocôndrias, pequenas "usinas" que produzem a energia essencial para o corpo.
• Hereditariedade materna O genoma mitocondrial é um genoma haploide, devido ao fato de ter sido provado cientificamente que o seu DNA apresenta herança exclusivamente materna. Isso ocorre devido a um mecanismo durante a fecundação de seletividade de mitocôndrias.
Herança matrilinear O DNA mitocondrial representa uma valiosa ferramenta para rastrear a linhagem matrilinear na espécie humana, ou seja, a linha de descendência de um indivíduo através de uma sucessão de ancestrais femininos.
Comentário: O DNA mitocondrial tem origem exclusivamente materna, uma vez que o DNA do espermatozoide não permanece no zigoto, uma vez que as mitocôndrias paternas se degeneram. Dessa forma, deverá haver coincidência entre o DNA mitocondrial do rapaz e de sua linhagem materna, ou seja, mãe e avó materna. 2.
O DNA mitocondrial ou mtDNA é um composto orgânico presente nas mitocôndrias, e passado maioritariamente de mãe para filho na grande maioria dos organismos multicelulares. Isto ocorre porque durante a fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, restando somente as mitocôndrias do óvulo.
O DNA mitocondrial é exclusivamente maternal porque todas as organelas das células da criança gerada veio da mãe, ou seja, são oriundas do óvulo. O espermatozoide, gameta masculino, contribui apenas com o DNA para a formação do zigoto.
DNA mitocondrial
As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear. Nos seres humanos este DNA mitocondrial é circular e de fita dupla com 16.