O que é a Valoração Ambiental? Valorar economicamente um recurso ambiental significa determinar quanto melhor, ou pior, ficará o bem-estar das pessoas em função da mudança na quantidade ou qualidade de bens ou serviços ambientais.
É nesse contexto que se insere a valoração econômica dos recursos ambientais (VERA), que atribui valores monetários aos recursos ambientes através da estimativa dos valores de uso direto, indireto e opção desses recursos.
Quando a valoração ambiental do recurso ambiental se dá pelo diferencial que ele impõe a certo produto no mercado, podemos dizer que o método de valoração adotado é o de: Alternativas: a) Custos de reposição.
O método de valoração contingente busca, por meio de surveys (entrevistas) pessoais, revelar as preferências dos indivíduos por um bem ou serviço ambiental; conseqüentemente, busca captar a disposição a pagar (DAP) para garantir um benefício ou a disposição a aceitar (DAC) para incorrer em um malefício.
A abordagem dos preços hedônicos (ou preços implícitos), como método de avaliação de bens, tem por base a hipótese de Lancaster (1966) de que os atributos de uma determinada mercadoria têm valor por propiciar utilidade a quem os consome. ... Este procedimento é conhecido como abordagem dos preços hedônicos.
Mata Atlântica