Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada, sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou convectivas.
Precipitação• Ocorre quando a força gravitacional supera a força quemantém a umidade suspensa; então, a umidade atinge o solosob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,sob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,neve).
Elementos necessários a formação: • umidade atmosférica : (devido à evapotranspiração); • mecanismo de resfriamento do ar : (ascensão do ar úmido): quanto mais frio o ar, menor sua capacidade de suportar água em forma de vapor, o que culmina com a sua condensação.
Precipitação. É a quantidade de chuva em determinado espaço da superfície terrestre. A precipitação varia, principalmente em função da latitude, da maritimidade e da continentalidade.
Medição da chuva No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.
O estudo das precipitações é, então, uma ferramenta de fundamental importância na agricultura, pois conhecendo-se a probabilidade de ocorrência de certos eventos, como por exemplo: de um veranico (curtos períodos secos dentro da estação chuvosa de uma região); de alguns dias consecutivos chuvosos; da ocorrência de ...
Hidrologia é a ciência que estuda a água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas. ⇒ Qual a importância da Hidrologia? ... A água é a substância mais abundante nos seres vivos.
O índice pluviométrico é uma das informações mais importantes para se estudar o Clima e as mudanças ambientais. É de vital importância para o equilíbrio do Meio Ambiente e ajuda diversos setores da Economia a aumentarem sua produtividade, ou evitar danos futuros.
A água representa o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva, dessa forma a massa dos seres vivos existentes à superfície dos continentes é sensivelmente proporcional ao volume das precipitações pluviométricas, isto é, regiões secas possuem menos serem vivos do que regiões de chuvas intensas (devido ao ...
substantivo feminino Quantidade de chuva caída que, durante um período de tempo determinado, precipita numa região: índice de pluviosidade. Estado chuvoso, de muita chuva.
A precipitação pode assumir diversas formas, incluindo: chuva, neve e granizo . Com relação à hidrologia, apenas chuva e neve são importantes. A chuva é o principal elemento da maioria dos projetos hidrológicos.