Confira 5 fundamentos do basquetebol resumidos
Significado de Fundamento substantivo masculino Base; o principal apoio: a justiça é o fundamento de um Estado. Causa ou motivo; a razão ou explicação plausível de: notícia sem fundamento. Prova; o que pode determinar a veracidade de um fato. Alicerce; o que sustenta um edifício: os fundamentos de um castelo.
Cada esporte tem o seu fundamento, ou seja, um conjunto de normas e regras que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. Exemplo: fundamento do voleibol, fundamento do basquete, fundamento do handebol, fundamento do futsal e etc.
Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Defesa: Quando o ataque passa pelo bloqueio, os jogadores que não pularam se posicionam para tentar impedir que a bola toque o chão da sua quadra. Esse movimento é a defesa, que pode ser de manchete ou toque e, quando bem realizada, proporciona o levantamento e novo ataque.
Ataque: Fundamento que normalmente define o ponto, atacado pelo oposto, pelos ponteiros ou pelos centrais, existem muitas bolas de ataque, ex: Bola de 1° tempo: usada com os centrais atacando do meio da rede, serve para livrar os atacnantes de ponta e atrasar o bloqueio; Bola de segurança: usada com os ponteiros ou ...
No Voleibol sentado, a quadra tem 10m x 6m e é dividida por uma rede a 1,15m para homens, 1,05m para mulheres. ... Formados por seis atletas, o objetivo dos times é passar a bola por sobre a rede e fazê-la tocar o chão da quadra adversária. Para isto, os atletas devem sempre manter a pélvis encostada no chão.
25 pontos
Resposta. A semelhança é que os dois tem os mesmos fatores, jogam em equipe e querem vencer, já a diferença é que o vôlei de quadra você poder se deslocar para um lado e para o outro! E o vôlei sentado não.
Resposta: O objetivo do jogo é fazer a bola cair na quadra adversária As regras são semelhantes a do voleibol tradicional, com algumas diferenças, como a de que é permitido bloquear o saque adversário e o contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.
O Voleibol Sentado é jogado por duas equipas de 6 elementos. ... As regras são semelhantes às do voleibol tradicional com algumas diferenças como por exemplo: é permitido fazer bloco ao serviço adversário e o contacto com o chão deve ser mantido em toda e qualquer acção sendo apenas permitido perdê-lo nos deslocamentos.
O vôlei sentado, também conhecido como voleibol adaptado, foi admitido como modalidade paralímpica em 1980. Podem competir na modalidade atletas amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral ou com outros tipos de deficiência locomotora. Não é permitido bater na bola sem estar sentado.
Willian George Morgan
em 1946
Cada jogo é decidido em melhor de cinco sets, vencendo o time que marcar 25 pontos no set. Em caso de empate, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Há ainda o tie break de 15 pontos. O voleibol paralímpico é organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD).
em 1895
O vôlei foi criado nos Estados Unidos por um professor de educação física chamado William George Morgan, em 1895. Antes de inventar as primeiras regras, o seu principal objetivo era desenvolver um esporte em que os jogadores tivessem pouco contato físico entre eles.
O vôlei foi criado por William George Morgan, que era diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços em Massachusetts, nos EUA. ... Um pouco diferente do jogo como conhecemos hoje, o voleibol criado em 1895 por Morgan ainda não contava com rotação entre os jogadores, regras e posições que são válidas atualmente.
de 1940
A princípio, o esporte foi chamado de Indoor-Foot-Balle e teve sua criação como uma resposta ao entusiamos das crianças com o futebol após a participação do Uruguai em sua primeira Copa do Mundo, além das vitórias nas Olimpíadas. ... Assim, o professor teve a ideia de fazer uma adaptação no futebol para as quadras.
1930 O Futsal ou “Futebol de salão” teve origem na América do Sul, mais especificamente em Montevidéu (Uruguai), na década de 30, através do professor Juan Carlos Ceriani. Na mesma época o esporte chegou ao Brasil.
O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”).
A FIFA deixou a bola do jogo maior e mais leve em 1997. A circunferência aumentou de 62 para 64 centímetros e o limite de peso baixou de 500 gramas para 440 gramas. As partidas ficaram mais rápidas e dinâmicas: surgiram lances de efeito, como chapéus e voleios, improváveis na era da bola pesada.
1) a primeira afirma que o futsal começou a ser praticado em São Paulo, em 1940, na Associação Cristã de Moços (ACM), por falta de campos disponíveis à prática do futebol. Afirma-se que as partidas disputadas em quadras eram jogadas por times que variavam a quantidade de jogadores entre cinco a sete.
uso de uniformes: O goleiro usará uniforme com camisa numerada de cor diferente dos jogadores de linha de ambas as equipes e árbitros, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho sem bolso e sem zíper.