Seki, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é indicado para o tratamento sintomático de todas as formas de tosse seca sem causa definida e/ou sem produção de secreções (catarro).
Descrição O Xarope Expectorante Seki é um medicamento antitussígeno, ou seja, inibe a tosse na qual não haja a produção de secreções. A ação de Seki inicia-se, em média, 30 minutos após a sua administração.
Percof® (levodropropizina) está indicado para o tratamento sintomático da tosse.
Uso em Adultos e Crianças acima de 12 anos: 10 mL de Percof® xarope, até três vezes ao dia, em intervalos de no mínimo 6 horas. Uso em crianças acima de 2 anos de idade: A dose pediátrica é de 1 mg/kg até três vezes ao dia, totalizando uma dose diária de 3 mg/kg.
Percoide (prednisolona) é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas (glândulas); e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.
Levodropropizina é um fármaco antitussígeno. Sua potência é similar a codeína, mas não possui efeitos centrais. Trata-se de um isômero da dropropizina de ação periférica nos receptores tussígenos laringobronquiais. O medicamento é indicado em casos de tosse seca.
Podemos recomendar que todo paciente que venha em consulta com crise de asma (exacerbação) receba corticóide oral (exemplo: prednisona 40 mg via oral (VO) se adulto, prednisolona 1 a 2 mg/kg VO se criança ou equivalentes em dose única diária, com redução gradual ou em dose fixa, por 3 a 10 dias).
“Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona”, diz ele. Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.
Mostrar especialistas Como funciona? O tempo do início da ação como já foi dito, de 4 a 6 horas, mas para obter resposta em relação a seu quadro clínico vai depender da doença, da dose ingerida e de fatores individuais. Caso esteja demorando para surtir o efeito esperado, não hesite em procurar seu médico.
As mesmas dicas durante o tratamento devem ser seguidas e continuadas após o uso dos corticoides, visando recuperar o peso anterior ao uso do remédio. Boas dicas são a práticas de atividades aeróbicas, pois geram um gasto calórico alto.