Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.
Mata Atlântica
Resposta. Resposta:Caatinga ocupa 10% do território e é único bioma exclusivamente brasileiro | Natureza | G1. A região ocupa mais de 840 mil km² e se espalha por dez estados.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Exemplo de uso da palavra Biosfera: É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera etc..
Os ecossistemas marinhos incluem: a planície abissal (áreas como corais do mar profundo, quedas de baleias e piscinas de salmoura), regiões polares como a Antártica e o Ártico, recifes de coral, o mar profundo (como a comunidade encontrada na coluna de água abissal), fontes hidrotermais, florestas de algas, manguezais, ...
Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.
Resposta. Resposta: O Brasil possui um vasto território, os tipos de clima e de solo são muito variados, o que confere diferentes condições ambientais.
Resposta: Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Denomina-se ecossistema o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais que constitui um biótopo (local onde vive uma comunidade), como: tipo de solo, intensidade luminosa (temperatura), índice pluviométrico (quantidade de chuva), umidade, salinidade, acidez, turbidez, ...
Resposta: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).
É importante entender que todos os ecossistemas estão interligados e, portanto, existe a troca de matéria e energia entre eles, independentemente do seu tamanho. Assim sendo, cada ecossistema, mesmo que pequeno, é importante para garantir o equilíbrio do planeta.
A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.