A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
Os tipos de erosão podem ser definidos com base em seus agentes formadores e nos processos de constituição e desgaste dos solos. ... Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas.
Os agentes erosivos naturais são internos e externos à superfície terrestre. Os movimentos das placas tectónicas, os sismos e os vulcões são os internos que, a partir de dentro da Terra, podem provocar alterações no exterior. Já a água e o vento são agentes erosivos externos.
A água do mar provoca erosão através da ação das ondas, das correntes marítimas, das marés e das correntes de turbidez. Seu trabalho é reforçado pela presença de areia e silte em suspensão.
De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. ... A água dos rios também atua no transporte de materiais de suas margens, planícies de inundação e leito, desagregando e transportando significativas quantidades de materiais das áreas mais elevadas para as regiões mais baixas.
Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.
Principais agentes erosivos
Conforme a erosão avança, as camadas de terra que sofrem sedimentação podem ser depositadas em leitos de rios, causando muito mais impacto ambiental. Além disso, pouco a pouco o solo perde nutrientes essenciais para nutrir o plantio agrícola, ou mesmo a criação de gado em pastos, pode torna-se totalmente inviável.
Os agentes internos provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelo movimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. ... As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo.