A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.
Se a lua é um satélite natural, como que “ela brilha lá no céu”, já que não tem luz própria? ... Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.
Toda a superfície da Lua pode refletir a luz solar e de fato o faz quando iluminada pelo Sol. Desta forma a luz proveniente da Lua é luz solar parcialmente refletida de forma difusa. ... Portanto a superfície da Lua é um “espelho” ruim pois reflete muito pouco e de forma difusa a luz do Sol.
Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós. ... Durante o dia a luz da Lua se mistura com o brilho azul do céu diurno, por isso ela parece azul. Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.
Calma, a Lua não vai sumir de verdade. Por volta das 23h30 (horário de Brasília), a Lua estará entre o Sol e a Terra, fazendo com que a parte da Lua iluminada pelo Sol não seja visível do nosso planeta. O “sumiço” da Lua não inspira somente cantores sertanejos.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
A maré alta ocorrerá na face da Terra que está voltada/oposta à Lua; a maré baixa ocorrerá nas faces que estão formando aproximadamente um ângulo de 90° com relação à Lua.
Tábua de maré em Maragogi hoje No momento, a maré está subindo em Maragogi. Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 2.
Ela resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. Segundo Marinho Stringari, meteorologista da Defesa Civil de Itajaí, a maré seca também é causada por um persistente vento Nordeste, que fez as ondas se afastarem da costa e se formarem em alto-mar, puxando água da orla.
Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e, em uma menor escala, da atração gravitacional o Sol exerce sobre os oceanos; sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos ...
O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.