No Brasil, há em torno de 140 espécies descritas. São carnívoros e predadores de insetos e aranhas, principalmente, mas podem predar animais maiores, até mesmo pequenos vertebrados.
Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.
Ainda existe divergência sobre qual é o escorpião mais mortal, o Escorpião-negro ou o Deathstalker. Conhecido como Deathstalker, o Escorpião Amarelo da Palestina possui o veneno mais mortal dentre todas as espécies de escorpiões.
Depois de encontrar um escorpião dentro de casa ou no quintal, é possível que tenham outros Provavelmente sim, mas depende… Geralmente, se o local teve indícios de escorpião, como no caso do aparecimento de um deles, é preciso avaliar todo o perímetro e ter certeza se não há mais nenhum.
Primeiros Socorros
O indicado para evitar a vinda e entrada de escorpiões no ambiente, no qual se vive, são as seguintes ações:
Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos. “Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões.
Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão; Não pendurar roupas nas paredes; Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Se você encontra um escorpião do tipo amarelo, é certeza de que existem mais no local. Já o marrom, pode ser que não, mas todo cuidado é pouco.