Os primeiros químicos, eram chamados alquimistas, que buscavam a pedra filosofal; uma pedra ou substância capaz de transformar qualquer metal em ouro e o elixir da vida, substancia que poderia curar qualquer doença e prolongar a vida indefinidamente.
Historicamente, os cientistas eram chamados de filósofos naturalistas ou homens de ciência, e eram homens de conhecimento. ... Ele então propôs "cientista", um análogo a "artista", como o termo que poderia fornecer unidade linguística para aqueles que estudavam os vários ramos das ciências.
A descoberta do fogo foi importante para os homens do paleolítico porque permitiu cozinhar os alimentos, visto que naquele período os homens gastavam até 8 horas por dia apenas mastigando alimentos crus, principalmente a carne.
O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. Estes avanços culturais permitiram a dispersão geográfica humana, inovações culturais e mudanças na dieta e no comportamento. Além disso, a criação de fogo permitiu a expansão da atividade humana nas horas escuras e mais frias da noite.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.
Para os primeiros hominídeos, calor gerado pelo fogo era importante para se proteger do frio e de algozes e cozinhar alimentos (foto: Totte Jonsson).
Sem a descoberta do fogo o ser humano jamais teria conseguido desenvolver a culinária e nem preparar pratos sofisticados, de modo que não teria acesso a alimentos (como carnes) que permitiram o desenvolvimento do cérebro humano, de modo que, sem o fogo, nossa espécie não seria a mesma.
Onde não existe o calor do fogo, visível ou invisível, não há vida. No entanto, ele é perigoso e precisa ser sempre usado com muito cuidado. Os seres humanos dominam o fogo há mais de 1 milhão de anos. Sem ele, a civilização não seria possível.
Fogo. ... O fogo gera calor, que pode causar a combustão ou a fusão dos materiais atingidos e danos como trincas e rachaduras nas estruturas. Na extinção do fogo podemos: eliminar o calor: quando o principal agente é a água, podendo ser usada sob a forma de jato pleno, pulverizada ou com jato de água e espuma.
Cozinhando ou assando alimentos, os nossos estômagos trabalhavam menos para digerir os alimentos. Outro ponto importante foi a defesa do grupo, já que as chamas produzidas pelo fogo tendiam a afastar a presença de animais que atacavam na calada da noite.
O fogo sempre foi muito importante para o homem, e nos dias atuais isso não é diferente. Ele serve para aquecer do frio, cozinhar, iluminar, etc. O fogo, que foi a 1ª forma de energia que o homem dominou, é necessário em usinas de carvão, em caldeiras de navios e na queima do combustíveis.
Resposta. Resposta: nao se queimar Mantenha materiais inflamáveis e produtos de limpeza longe de lugares que possam pegar fogo. Evite deixar seu fogão acumulando gordura, verifique sempre os exaustores do eletrodoméstico e, sempre fique na cozinha quando estiver usando o fogão.
A utilidade do fogo para os seres humanos atualmente é para se aquecer do frio, cozinhar,iluminar, etc... Explicação: O fogo foi à primeira forma de energia que o homem dominou, é necessário em usinas de carvão , em caldeiras de navio e na queima de combustíveis.
Como prevenir incêndios em empresas?
· Tome especial cuidado ao acender velas, de forma que não caiam e iniciem um incêndio; · Evite sobrecarregar tomadas elétricas, principalmente com uso de "benjamins" ; · Cuidado ao jogar fora cigarros acesos em lixeiras ou pela janela; · Não solte balões.
Confira 33 medidas de segurança que você pode tomar dentro da sua própria casa para evitar danos por fogo e incêndios:
Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente