Indicadores, sintéticos ou naturais, são ácidos ou bases fracas com equilíbrio químico facilmente deslocável, que apresentam a propriedade de mudar de cor em regiões distintas de pH, possuindo uma coloração A em meio ácido e uma coloração B em meio básico.
São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol. Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como o repolho roxo e a flor hortência e o hibisco.
cor-de-rosa
As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.
Então conforme nós pudermos perceber através das demonstrações matemáticas feito com log e das medições feitas com o pHmetro, o pH pode ser sim superior a 14 e inferior a 0.
Quanto maior a quantidade desses íons no meio, maior será a acidez da solução. O bioquímico dinamarquês Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) propôs o uso de uma escala logarítmica para trabalhar com as concentrações do íon hidrônio [H3O+(aq)] nas soluções, que ele chamou de pH.
Uma escala logarítmica é uma escala que usa o logaritmo de uma grandeza em vez da grandeza propriamente dita. A apresentação de dados em uma escala logarítmica pode ser útil quando os dados cobrem uma grande gama de valores – o logaritmo reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada e manejada.
pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.
Uma solução ácida tem uma alta concentração de íons de hidrogênio (H +start superscript, plus, end superscript), maior do que a da água pura. Soluções básicas tem uma concentração de H +start superscript, plus, end superscript menor do que a da água pura.
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
Os alimentos alcalinos são aqueles que possuem ph acima de 7 e são importantes para a saúde porque previnem o envelhecimento das células e lesões nos ossos.
As frutas alcalinas são alimentos que ajudam a manter o pH do sangue no nível que é considerado ideal, ou seja, entre 7,3 e 7,4. Sendo assim, são alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação do corpo humano.
Produto ácido é aquele que possui o PH abaixo de 6.
Uma base (também chamada de álcali), de acordo com a química clássica, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas.
O que determina se um produto é ácido, neutro ou alcalino é o PH do produto, que significa potencial de hidrogênio. Produtos com PH 7 são considerados neutros, produtos com PH abaixo de 7 são considerados ácidos e com PH acima de 7 são considerados alcalinos.
A Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos. ... Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente.
A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.
Com fita teste A fita teste de alcalinidade é a forma mais simples de determinar a alcalinidade. Isso porque basta mergulhar a fita na água que você está analisando e segurá-la por 15 segundos sem mexer.
Coagulação e Flutuação. É necessário um certo nível de alcalinidade para garantir que um tratamento de precipitação não cause uma queda no pH. Se a alcalinidade for muito baixa, o coagulante alterará o pH e a turbidez não será removida.