No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
Tipos e características dos plásticos recicláveis
Identificação Prática dos Plásticos Uma forma muito comum e prática de identificar o tipo de resina é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis.
Assim como os plásticos do tipo EVA, SAN e PA, o plástico ABS é identificado com o número "7" no triângulo de identificação das três setas circulares. Como o próprio nome já diz, o plástico ABS é formado por uma composição entre acrilonitrila, butadieno e estireno.
Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.
Identificar materiais
No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui. Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem.
Resposta: Pode indicar o tipo de material utilizado para fazer aquele tipo de plástico. Explicação: Muitos dos produtos de hoje em dia vem uma numeração que na qual indica o número que representa um específico material utilizado.
Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.
O polipropileno ou PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno. Trata-se de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada, por isso é classificado como um termoplástico.
O plástico PP (propileno) é tipo de plástico muito claro e transparente. ... Já o plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto, ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo ser utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
PE é a abreviatura de polietileno e PP é a abreviatura polipropileno. O Plástico PP (polipropileno) é tipo de plástico muito claro e transparente.