2.
Produtos alimentícios-cereais. A adição de acidulantes tem por finalidade abaixar o pH para obter-se geleificação adequada e realçar o aroma natural da fruta. A acidez total da geléia deve estar entre 0,8 e 0,5. Acima de 1% ocorre sinérese, ou seja, a exsudação do líquido da geléia.
A sinérese é uma propriedade negativa dos géis de amido que serão submetidos a refrigeração, pois indica uma tendência do produto em se deteriorar, sendo assim é de grande importância a prevenção ou retardo desta.
Para evitar essa alteração, deve-se aumentar a quantidade de açúcar e prolongar o cozimento, a fim de eliminar os fungos e os esporos.
Ela é encontrada na beterraba, batata, tomate, cenoura, pêssego, amora, laranja e maçã. Assim, não deixe de consumir essas frutas e vegetais para obter todos os benefícios que a pectina oferece.
Use amido de milho, um agente espessante derivado de milho, como um substituto de pectina. Combinado com açúcar, um pouco de amido de milho irá engrossar sua geleia enquanto cozinha.
A pectina é pó e extraída das frutas e uma dica muito importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita. Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar /adoçante para uma parte de pectina em pó.
Caso seja necessário usar pectina comercial, deve-se misturá-la com açúcar antes de adicioná-la à geleia. Para cada parte de pectina, calcule cinco partes de açúcar (se usar 10g de pectina, misture-a em 50g de açúcar). 11. Açúcar é um ingrediente primordial em geleias – preserva e dá corpo.
A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas.
Você também pode fazer a sua pectina em pó. Basta descascar maçã, descartar o miolo com sementes, e desidratar a casca e a polpa. Após a desidratação completa, triture os pedaços e as cascas até que se transformem em um pó bem fino.
Assim, um DM de 0,6 indica 60% de esterificação. As pectinas com alto grau de metoxilação tem DM maior que 0,5....Produtos Relacionados.
A pectina é, primeiramente, um agente de gelificação, sendo usada para dar textura de geleia a produtos alimentícios. Seu poder gelificante é usado em alimentos desde que as primeiras geleias à base de frutas foram produzidas. ... Ao contrário das pectinas BTM, os géis formados por pectinas ATM são termorreversíveis.
A Pectina HM é um agente texturizante versátil, produzido à base de frutas cítricas. A demanda global pelo produto está em constante crescimento, impulsionada, principalmente, pelo setor de bebidas lácteas, sucos, geleias e ingredientes para confeitaria.
A estrutura básica de todas as moléculas de pectina consiste em uma cadeia linear de unidades α-D-ácido galacturônico. Monossa- carídeos, principalmente L-ramnose, também estão presentes.