O chimarrão é uma bebida tradicional da região sul da América do Sul, em países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e tem um consumo forte no Brasil na região do sul do país mais especificamente no Rio Grande do Sul, mas também é consumida do Paraná e em Santa Catarina.
Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil [Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (principalmente), Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Pantanal) e Rondônia], parte da Bolívia e Chile e em todo o Paraguai, Uruguai e Argentina.
Isso porque ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago e estômago. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia.
Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar ...
E tem quantidade ideal para se tomar por dia? "O ideal é não passar de um litro por dia. E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.
Há quem tome chimarrão durante todo o dia, mas os horários mais comuns são: logo pela manhã; ao anoitecer, quando a família se reúne (antes da janta); quando se recebe alguma visita. Isso chega ser automático … assim que chega a visita o patrão da casa (anfitrião) faz um chimarrão.
O chimarrão tira o sono? Sim. Por conter cafeína, pode causar insônia em pessoas mais sensíveis. Não é recomendado o consumo a noite por ser um estimulante do sistema nervoso.
10 Mandamentos do Chimarrão
Não contamine a cuia Reaproveitar a Erva Mate para vários mates durante o dia ou eliminar a que já foi usada para um melhor aproveitamento da mesma é uma questão de gosto, ficando a critério do mateador. Uma coisa é fundamental: ao fim do dia elimine toda a erva da cuia, independente de seca ou molhada.
Isso porque como o chimarrão tem cafeína e acelera o metabolismo, pode causar problemas em hipertensos. Considerando tudo isso, é possível dizer que você pode sim tomar todos os dias.
Apesar da grande lista de benefícios, há quem precise evitar ou limitar o consumo do chimarrão, que também tem contraindicações. Os especialistas ainda alertam: o chimarrão não hidrata e não substitui a água. De acordo com a nutricionista Maristela Resch Lopes, o consumo ideal é de seis a, no máximo, 10 cuias por dia.
Conheça 10 benefícios do chimarrão.
Tchê, a água pode ferver pro chimarrão? Não piá, quando começar a chiar tu tira do fogo! A água muito quente tende a queimar a erva do mate, perdendo o sabor e as propriedades benéficas. O ideal é que a água fique entre 60º e 70º C.
70ºC
Ferver a folha da erva na hora de fazer o chá, por exemplo, é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.
Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.
Como fazer: deve-se adicionar as partes duras da planta numa panela com a água e deixar ferver entre 10 a 15 minutos, até que a água fique mais escura e aromática. Depois, deve-se desligar o fogo, tampar a panela e deixar amornar.
"Use uma temperatura de água de 80 ºC. Se não tiver termômetro, basta ferver a água, desligar o fogo e esperar 5 minutos antes de preparar a bebida", ensina ela. Quanto à cafeína, quanto mais tempo o chá fica na água, mais cafeína a planta libera.