Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
Como pesquisar no Scielo
Caso haja dúvida sobre quais descritores usar, a ajuda de uma bibliotecária pode ser extremamente útil. Para fazer a busca no DeCS, o autor deve acessar o site (http://decs.bvs.br/), depois clicar em "Consulta ao DeCS".
Para isso, o pesquisador deve seguir alguns passos. O primeiro passo é a definição dos descritores ou palavras-chave. A norma técnica da ABNT NBR 6028:2003 define palavra-chave como a expressão representativa do assunto ou conteúdo da pesquisa, escolhida, preferencialmente, em um vocabulário controlado.
O método integrado de pesquisa (iAHx) Na área de pesquisa disponível na página principal da BVS digitamos palavras termos ou descritores de assunto e podemos escolher o índice a ser usado (todos ou título, autor, assunto etc.) ou a fonte de informação (todas ou uma fonte específica).
Pesquisa por palavras
Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Digite sua estratégia de busca. Para visualizar o artigo clique sobre o título. Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo.
lilac [ es - es ] Você sabe como se pronuncia lilac? lilac [ es - latam ] Você sabe como se pronuncia lilac?
Através do Portal LILACS - http://lilacs.bvsalud.org acessamos a interface de Busca na LILACS:
Use o símbolo de truncagem $(cifrão) para pesquisar palavras com mesma raiz. Exemplo: educ$ recupera educación, education, educação, etc. Não digite operadores booleanos (AND, OR ou AND NOT) entre as palavras.
BDENF é uma base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde/UFMG. Nasceu em 1988, numa tentativa de facilitar o acesso e a difusão das publicações da área, normalmente ausentes das bibliografias nacionais e internacionais.
A enfermagem moderna, com a suas bases de rigor técnico e científico, começou a se desenvolver no século XIX, através de Florence Nightingale, e Gabi Marley que estruturou seu modelo de assistência depois de ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Crimeia.
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS, disponível na internet desde 2001, é responsável pela veiculação do site da BVS MS, no qual são publicadas as informações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde.
Bases de dados da coleção BVS:
São indexados nesta base aproximadamente 5.
O MeSH e o DeCS são ferramentas relevantes para pesquisa nas áreas de atuação da ESEFID. É um vocabulário hierárquico que auxilia os usuários na localização de descritores adequados para pesquisar no PubMed.
Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.
O DeCS é um vocabulário controlado que tem por finalidade permitir o uso de terminologia comum para indexação e recuperação de artigos cien- tíficos nas bases de dados Medline e Lilacs. Os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facili- tar as pesquisas bibliográficas.
Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. ... O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
Nela os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas. As questões da prova são elaboradas com base numa matriz de referência, que é um documento norteador das habilidades a serem mensuradas, as quais são denominadas de Descritores.
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
Para trabalhar com os alunos é bom levar textos sobre temas atuais, com espaço para várias possibilidades de leitura, permitem desenvolver a interpretação tanto por meio do explícito como do implícito. Trabalhar com situações do cotidiano.
Sugestões de como trabalhar com os descritores
Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. ... A segunda dimensão da matriz de Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes.
Descritores de Língua Portuguesa
Descritores do Tópico I. D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto.