Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar o solvente, numa determinada temperatura e pressão. Em relação à solução, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução. ... Logo, este é o coeficiente de solubilidade desse sal, nessa temperatura.
Formas de se alterar a concentração Podemos alterar a concentração de uma solução de outras maneiras que não incluam adicionar mais solvente. Podemos, por exemplo, adicionar mais soluto. É o que acontece quando adoçamos uma xícara de café, percebemos que ele ainda está amargo e colocamos mais açúcar.
Adição de produtos: Se adicionarmos mais amônia, aumentando a sua concentração, parte dela irá se transformar nos gases nitrogênio e hidrogênio, aumentando a taxa de desenvolvimento da reação inversa de formação dos reagentes.
As partículas do soluto dissolvidas nas soluções apresentam diâmetro menor ou igual a 1 nm, sendo que elas não se sedimentam com o passar do tempo e não podemos separar seus componentes por métodos físicos, tais como filtração e centrifugação, somente por métodos químicos, como a destilação.