EQST

Quais Medicamentos Causam Hiperplasia Gengival?

Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?

Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).

O que é lesão Hiperplasica?

Hiperplasia inflamatória é uma lesão do tipo hiperplásica geralmente relacionada a fatores traumáticos (por exemplo: próteses mal adaptadas). Seu tamanho e forma dependem do fator irritativo e pode haver úlceras sobrepostas. É uma lesão inflamatória crônica, ou seja, possui uma longa duração.

Como acabar com a hiperplasia gengival?

Caso o dentista perceba a formação de placa bacteriana, o tratamento irá consistir em melhorar a qualidade da higiene bucal do paciente. Porém, se a adoção dessas medidas não provocar a regressão da gengiva, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A cirurgia consiste na remoção do excesso de tecido gengival.

O que pode causar o crescimento da gengiva?

Trauma. A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival. Escovas com cerdas duras, cabeça grande e cabos com má empunhadura são os grandes vilões neste caso.

Como a ciclosporina pode estar associada ao aumento gengival?

O crescente uso da ciclosporina A (CSA) em transplantes de órgãos e no tratamento de doenças auto-imunes aumentou a incidência de seus efeitos adversos, entre eles a hiperplasia gengival (HG). Esta acarreta problemas estéticos, de fala, mastigação e de erupção dentária nos pacientes afetados.

O que é fibrose gengival?

Primeiramente descrita por Gross em 1856, a Fibromatose Gengival (FG) é um crescimento gengival lento e progressivo, decorrente do acúmulo excessivo de colágeno e da proliferação acentuada de fibroblastos no tecido conjuntivo fibroso gengival1,2,3,4,5.

O que é a Pericoronarite?

A pericoronarite é um processo infeccioso agudo caracterizado por inflamação do tecido gengival que recobre parcialmente um dente retido1,2. Os terceiros molares inferiores são os dentes mais comumente afetados1,3.

O que fazer para melhorar a gengiva inflamada?

Confira 3 dicas de limpeza bucal para a gengiva inflamada

  1. 1 - Fio dental + escovação. Enquanto não chega o dia da sua consulta ao dentista para tratar do problema, a higiene não pode parar. ...
  2. 2 - Enxaguante sem álcool. Para dar uma ajuda maior nesses horas você pode fazer uso de um enxaguante bucal. ...
  3. 3 - Procure um dentista o quanto antes.

O que é bom para sensibilidade nos dentes depois do clareamento?

Usar um gel ou creme dental indicado para a sensibilidade dentária. Escovar os dentes suavemente com uma escova dental de cerdas macias e água morna. Mudar a dieta, evitando alimentos quentes ou frios por um ou dois dias depois do branqueamento. Evitar o uso excessivo de tratamentos branqueadores em casa.

Porque o clareamento deixa os dentes sensíveis?

Segundo o profissional, a sensibilidade acontece devido a abertura dos poros do esmalte, causada pela ação dos clareadores. Dessa maneira, a dentina, região com nervos, fica exposta e mais sensível.

Como usar gel Dessensibilizante dental?

Gel incolor, não interfere na velocidade do clareamento dental. O produto pode ser aplicado pelo paciente, nas moldeiras de clareamento, antes, durante e após o procedimento.

Quem tem dentes sensíveis pode fazer clareamento dental?

Apenas nas situações de hipersensibilidade aguda que o tratamento não é indicado. Mas, pacientes em quadros de sensibilidade controlada, podem sim clarear os dentes em casa. Para isso, ainda assim é muito importante o acompanhamento de um profissional.

Quanto tempo dura a dor do clareamento?

Essa aplicação pode ser feita a cada seis meses ou um ano. Após o tratamento ser finalizado, é comum que algumas pessoas tenha uma sensibilidade maior em seus dentes, que dura em média 1 a 3 dias. Outra desvantagem é que alguns produtos aplicados no clareamento, podem causar irritação na gengiva.