Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono. Prisma Hexagonal: base formada por hexágono.
São exemplos de sólidos geométricos cone, esfera, pirâmide e prisma. Todas essas figuras não podem ser construídas em espaços bidimensionais e são classificadas em poliedros, corpos redondos ou outros.
Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
As figuras planas têm comprimento e largura, mas não possuem profundidade. Já as figuras espaciais apresentam comprimento, largura e profundidade.
A geometria espacial é a área da matemática que estuda as figuras espaciais, ou seja, as figuras dispostas no espaço. Figuras espaciais são figuras com três dimensões: comprimento, largura e altura.
A forma geométrica plana corresponde aos objetos representados dentro de um único plano. É caracterizado por ser bidimensional, ou seja, possui duas grandezas: comprimento e largura. Já a forma geométrica espacial corresponde às figuras de mais de um plano. As dimensões são compostas por comprimento, altura e largura.
As figuras geométricas são elementos com formas, tamanhos e dimensões no plano ou espaço. Por exemplo, o triângulo, o quadrado, a pirâmide e a esfera são figuras geométricas. Na matemática, estes elementos são estudados no ramo da geometria.
As formas planas são representadas a partir de um plano e possuem duas dimensões: largura e comprimento. São conhecidas pelo nome de polígonos e não polígonos. Veja alguns exemplos a seguir: Algumas formas geométricas podem ser observadas na imagem.
Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo e losango.
Na geometria, estudamos as figuras (regiões) planas mais conhecidas e definidas como a circunferência, o quadrado, o triângulo. Outros exemplos são os paralelepípedos, trapézios, retângulo, losango que são conhecidos como quadriláteros, por terem sempre quatro lados.
Em resumo, as formas geométricas são estudadas de acordo com a geometria. Assim, essa área da matemática se dedica à estudar diferentes aspectos como diversas formas, tamanhos e dimensões dos objetos presentes no espaço. Logo, geometria vem da palavra grega geo, que significa terra e metria, que se refere à medida.
As relações elementares da geometria são de fundamental importância ao desenvolvimento da noção de espaço da criança, pois explora a natureza e o espaço em que circula antes mesmo de iniciar o processo de contagem. A geometria permeia as brincadeiras e atitudes das crianças na interação com o meio ambiente.
2º Momento – Hora de estimular as crianças a identificar as características de cada um dos sólidos.
Se os alunos já estão na 1ª fase do Ensino Fundamental, o professor pode colar formas geométricas no quadro e pedir para que os alunos escrevam no caderno todas as características de cada uma, esmiuçando todos os detalhes possíveis.
Passos