3.
A madeira sofre mudança dimensional quando seu teor de umidade é alterado, contrai-se quando perde umidade e expande-se quando é umedecida. ... A umidade pode causar apodrecimento, contrações, bolhas, mofo, fungos e o aparecimento de cupins de madeira úmida, por exemplo.
Empenamentos, colapsos, encruamentos, trincas e rachaduras são alguns dos possíveis defeitos que podem ocorrer em peças de madeira devido a secagem. O presente trabalho teve como objetivo classificar e mensurar os principais defeitos oriundos pela secagem da madeira ao ar livre em diferentes espécies e espessuras.
De acordo com CALIL JUNIOR, LAHR e DIAS (2003), diversos fatores influenciam as características físicas da madeira, entre eles, o clima, o solo, a tipologia da madeira, a fisiologia da árvore, a anatomia do sistema lenhoso e a variação química, o que faz com que os valores numéricos, obtidos em ensaios de laboratório, ...
São considerados defeitos da madeira as anomalias e também as estruturas normais que possam desvalorizar, prejudicar, limitar ou impedir o seu aproveitamento. Nesse sentido, são considerados defeitos na estrutura anatômica da madeira: tecido de cicatrização, largura irregular dos anéis de crescimento, nós.
(IFECT SC - 2009) São considerados defeitos da madeira qualquer anomalia, na sua resistência ou durabilidade, que prejudique o emprego do material (PETRUCCI, 1973). É corretamente considerado defeito de secagem:A) Arqueamento, empenamento no sentido da largura da peça, expresso pela flecha do arco respectivo.B)
São considerados defeitos das madeiras todas as anomalias em sua integridade e constituição que alterem seu desempenho e suas propriedades físico-mecânicas. ... Um defeito de produção da madeira é a rachadura, que consiste em pequenas aberturas radiais do topo das peças resultantes da movimentação.
- processo de impregnação em autoclaves: existem dois processos clássicos, o de células cheias, onde são retirados o ar e a água do tecido lenhoso, em seguida a madeira é exposta a um banho de preservante; e o de células vazias, sendo inserido o preservante na peça e depois retirado pela expulsão dos ar sob pressão.
1. Quais as propriedades apresentadas pela madeira que a tornam útil como material de construção? A madeira apresenta propriedades como resistência mecânica a compressão e a esforços de tração na flexão, possui resistência elevada (superior ao concreto) com a vantagem de um menor peso próprio.
Madeira de reação é um tecido formado tanto por efeitos genotípicos como por estímulos mecânicos; essa formação ocorre, também, pela ação da gravidade, como em situações de inclinação das árvores.
Desvantagens
Vantagens e desvantagens do uso de madeira Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Em relação ao concreto, apresenta a mesma resistência a compressão e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.
Vantagens do uso de estruturas em madeira
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
As propriedades do concreto que interessam ao estudo do concreto armado, são as resistências à ruptura e a deformabilidade, quer sob a ação de variações das condições ambientes, quer sob a ação de cargas externas. A resistência à compressão simples é a característica mecânica mais importante de um concreto.
As principais propriedades mecânicas do concreto são: resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Essas propriedades são determinadas a partir de ensaios, executados em condições específicas.
Concreto armado é uma estrutura que utiliza armações feitas de barras de aço em conjunto com o concreto. As ferragens têm como objetivo resistir aos esforços de tração e tornar a edificação mais resistente. ... No post de hoje, vamos explicar o que é concreto armado, suas vantagens e desvantagens.
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. ... Nessa lógica, quanto maior o teor de agregados em relação à pasta de cimento, menor será a retração.
Define-se como agregado graúdo o pedregulho ou a brita proveniente de rochas estáveis – ou a mistura de ambos –, com grãos que passam por umaficam retidos na peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152mm 75 mm e ficam retidos na peneira ABNTaté a peneira de 4,8mm.
Na mistura para a composição do concreto, o cimento é o elemento fundamental de ligação (cola) entre os agregados. Essa cola é o elemento mais fraco da composição, portanto é ela que determina a resistência final do concreto.
Estudos com concretos convencionais demonstram que o diâmetro máximo do agregado graúdo influencia diretamente no engrenamento dos agregados entre as faces das fissuras, sendo a resistência ao cisalhamento maior nos concretos produzidos com agregados de maior diâmetro.
Estudos realizados por (Sbrighi e Frazão, 1984) determinaram que para uma determinada trabalhabilidade, quanto maior o índice de forma cúbico do agregado graúdo, maior será a resistência à compressão do concreto.
Efeito da resistência e da dimensão máxima característica do agregado graúdo nas propriedades mecânicas do concreto de alto desempenho. ... Contudo na medida em que se eleva a resistência à compressão dos concretos, os agregados passam a exercer um papel cada vez mais importante no comportamento global do material.
Brita é o nome popular ao agregado graúdo utilizado na produção de concretos. Esses agregados são utilizados com a função de reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, bem como baratear o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.