O aprofundamento curricular é uma ferramenta usada na hora de produzir o currículo real em uma escola, para isso, é importante levar em consideração os seguintes tópicos: A realidade socioeconômica e histórica em que os alunos estão inseridos. As necessidades do mercado e do meio ambiente em que os alunos vivem.
divulgação por meio de jornais comunitários, associação de moradores ou outros espaços comunitários; debates em salas de aula, organização de atividades culturais centradas na discussão sobre a importância da participação, da democracia na escola, da construção do projeto de escola.
Indispensável é que à frente de sua construção esteja a direção escolar, exercendo sua liderança na coletividade, mobilizando e estimulando todos à participação, compartilhando e orientando. A nova LDB ao determinar os princípios que devem reger o ensino, indica que um deles é a gestão democrática.
Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças. Ele estipula, de forma geral, as principais metas da escola e como isso será realizado.