Compostos inorgânicos são todas as substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio.
Os compostos inorgânicos apresentam, em sua maioria, algumas importantes características, como o fato de serem iônicos (com exceção dos ácidos inorgânicos que são covalentes), sólidos em temperatura ambiente (com exceção dos ácidos inorgânicos que são líquidos e de alguns óxidos que são gasosos) e apresentarem metais ...
São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.
As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.
Conhece-se pelo nome de biomoléculas as moléculas que constituem os organismos vivos. Uma molécula, por sua vez, é a unidade mais pequena de uma substância que mantém as suas propriedades químicas. ... As biomoléculas orgânicas dispõem de uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos organismos vivos.
As biomoléculas podem ser classificadas como orgânicas e inorgânicas: As biomoléculas orgânicas são aquelas que apresentam uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos seres vivos, como as proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, ácidos nucleicos e lipídeos.
O que é BIOQUÍMICA? A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
As biomoléculas auxiliam nos processos químicos dos seres vivos e em geral são classificadas como orgânicas, mas podem também ser inorgânicas. Além de integrarem os seres humanos e outros animais, podem ser encontradas também em elementos inertes da natureza, como a água e os sais minerais.
Essa disciplina multidisciplinar é muito importante, pois esclarecer como e quando as reações químicas ocorrem nos seres vivos. Segundo Brady & Senese (2012) a Bioquímica é o estudo sistemático dos produtos químicos dos sistemas vivos, sua organização em células e suas interações químicas.