O tubo digestivo vai da boca ao ânus e tem ligação com as glândulas anexas: as salivares, o fígado e o pâncreas. Na boca geralmente estão presentes estruturas relacionadas com a captura, manipulação e trituração do alimento, além de glândulas produtoras de muco e enzimas, entre outras.
O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Eles se desenvolvem com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores. Estes cânceres são usualmente de baixo grau, mas também podem ser de grau intermediário ou alto.
Carcinoma adenoide cístico (CAC) é uma neoplasia maligna que se origina das glândulas salivares menores ou maiores, caracterizado por crescimento lento, invasão difusa e alto potencial para produzir metástases1.
Para realizar o procedimento, é feita uma grande incisão da orelha até o pescoço para localizar a origem do nervo na base no crânio e as suas terminações, para então, retirar o tumor. A cirurgia dura, em média, duas horas e é realizada com anestesia geral.
As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares da boca, localizadas abaixo e em frente das orelhas. As glândulas parótidas, quando saudáveis, fornecem à boca saliva rica em proteínas digestivas.
Alterações inflamatórias e infecciosas Ele pode ser causado por bactérias ou vírus que se alojam nos ductos da saliva. A transmissão se faz por gotículas de saliva durante a fala, espirro, tosse ou pelo contato direto boca a boca.
Glândulas Parótidas. São encontradas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas. Cerca de 70% dos tumores de glândulas salivares se iniciam na parótida, a maioria destes tumores é benigna, no entanto é o local onde se desenvolvem a maioria dos tumores malignos.
A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção.
Infecção Os caroços atrás da orelha podem ser provocados por infecções na garganta ou no pescoço, como faringite, resfriado, gripe, mononucleose, otite, conjuntivite, herpes, cáries, gengivite, ou sarampo, por exemplo.