Resposta. O sistema de capitanias hereditarias fracassou por causa de ataques de grupos indigenas , falta de interesses de proprietarios que nao chegaram a conhecer suas proprias terras , falta de capital pra investir nas terras e terras improdutiveis .
As capitanias hereditárias foram lotes de terra estabelecidos e entregues aos donatários pelo rei português a partir de 1533. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania. ...
Resultado. Por vários motivos, as capitanias hereditárias duraram apenas 16 anos e fracassaram. O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras.
O Sistema de Capitanias Hereditárias. As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.
R: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova Lusitânia , a Duarte Coelho ; 7- Bahia de Todos os Santos ...
Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
De todas as capitanias , as que mais deram certo , foi a de Pernambuco e S. Vicente . Graças ao sucesso obtido com a cana-de-açúcar que era produto de exportação do momento, já que praticamente não existia na Europa.
Resposta. As duas capitanias que tiveram sucesso foram a de Pernambuco e a de São Vicente. Razão do sucesso de São Vicente: seu capitão donatário, Martins Afonso, era amigo íntimo do rei de Portugal, e recebia benefícios exclusivos com isso.
São Vicente e Pernambuco foram as duas únicas capitanias que conseguiram crescimento econômico no início da colonização, em decorrência da produção do açúcar a partir da cana.
O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
Resposta. Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.
Acompanhar, auxiliar o desempenho das capitanias, estimular a instalação de novos engenhos de açúcar, apoiar o reconhecimento e a exploração do sertão, promover o povoamento e a fundação de vilas; controlar as relações com os indígenas.
Jesuítas no Brasil Tem mais depois da publicidade ;) Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa.
Resposta: Cristianizar, catequizar (educar pela fé católica) e proteger os índios.
Sem espanto, Tomé chegou ao Brasil acompanhado de cerca de 1000 homens (soldados, profissionais, funcionários públicos) e dentre eles alguns jesuítas, do qual se destaca Padre Manuel da Nóbrega, encarregados de catequizar os índios e transformá-los em Cristãos.
Mediante o insucesso do sistema de capitanias hereditárias, o rei português Dom João III resolveu tomar uma medida que pudesse viabilizar o processo de colonização do Brasil. Foi então que, em 1549, um decreto da Coroa Portuguesa nomeava Tomé de Sousa como o primeiro governador-geral do Brasil. ...
Em 1551, no governo de Tomé de Sousa, foi criado o 1º Bispado do Brasil com sede na capitania real, sendo nomeado bispo D. Pero Fernandes Sardinha. Foram também instaladas as Câmaras Municipais, compostas pelos "homens bons": donos de terras, membros das milícias e do clero.
Seu governo durou de 8 de maio de 1553 a 16 de janeiro de 1558. Principais realizações do governo Duarte da Costa: - Organizou a luta contra tribos indígenas, contrárias a presença portuguesa, na região do Recôncavo Baiano. - Organizou expedições em busca de metais preciosos e recursos minerais.
1553-1558