O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.
Primeiro é preciso entender que é o apêndice: trata-se de um pequeno órgão em forma de bolsa situado no começo do intestino grosso, dotado de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais. Essa utilidade, contudo, não chega a ser significativa para o organismo.
O que fazer: a confirmação desta síndrome é feita pelo gastroenterologista, que poderá orientar o tratamento com uso de medicamentos analgésicos e antiespasmódicos para aliviar a dor, simeticona para redução dos gases, laxantes para períodos de prisão de ventre e fibras e antidiarreicos para períodos de diarreia. É comum que está doença surjam em pessoas ansiosas, sendo recomendado procurar apoio psicológico e diminuição do estresse. Saiba se é e como tratar a síndrome do intestino irritável.
A onfalite é a infecção e inflamação do umbigo e da região ao redor que acontece em recém-nascidos, sendo notado inchaço da região, vermelhidão, maior sensibilidade no local e sangramento. Saiba mais sobre a onfalite.
A limpeza do umbigo no banho também é importante para pessoas que fizeram abdominoplastia, além de trocar o curativo, conforme orientado pelo médico. Veja outros cuidados na recuperação da abdominoplastia.
Existem diversas causas para a dor que se localiza na região do umbigo, principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases, contaminação por vermes, até doenças que causam infecção ou inflamação abdominal, como gastroenterite, apendicite, intestino irritável ou obstrução intestinal, por ...
A dica é a seguinte: Feche o seu umbigo com um esparadrapo por sete dias. Depois retire por sete dias alternando de sete em sete dias. Você vai se sentir muito mais forte e as energias negativas das pessoas não chegarão a você!
A dor pode ser simplesmente causada por nervos excessivamente sensíveis no intestino. Essa hipersensibilidade pode ocorrer após lesões abdominais repetidas e/ou pode ter causa emocional devido ao medo da própria dor.
Proteger umbigo é recomendado Por isso, tampar o umbigo é uma forma de proteção, para que a pessoa não doe energia nem receba energia negativa de outra, já que se trata do ponto de conexão entre dois indivíduos.
Essa limpeza com solução salina pode ser feita para umbigo para fora, umbigo para dentro ou umbigo com piercing que já esteja curado, e deve ser complementada com a limpeza do umbigo no banho. Veja também como cuidar do umbigo com piercing.
Nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele temos somente um tecido fibroso e musculatura, que não tem nenhuma utilidade. Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe.
Esta situação pode surgir devido à aterosclerose dos vasos sanguíneos intestinais, ou por outras situações como espasmo dos vasos, queda súbita da pressão, insuficiência do coração, câncer intestinal ou por efeito colateral devido ao uso de drogas, por exemplo.
Você deveria ir ao pronto-socorro. Lá, o diagnóstico é feito por meio de exame físico, exames de imagem e exames de sangue. O tratamento geralmente envolve fluidos intravenosos (IV) e medicamentos para controlar a dor.
O tratamento envolve primeiro fazer as melhorias necessárias no estilo de vida em relação à dieta, exercícios, trabalho e sono, a fim de reduzir o estresse. Em alguns casos, aconselhamento, hipnose, analgésicos leves e antidepressivos são úteis.
A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.
Limpar o umbigo é importante para evitar o acúmulo de sujeira, mau cheiro e o crescimento de bactérias ou fungos que podem causar infecções, como a onfalite, resultando em sintomas como vermelhidão, inchaço e presença de secreções que podem endurecer e formar uma "pedra".
É importante que o médico seja consultado para que seja feita uma investigação da causa da inflamação do umbigo e, assim, seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos, melhora nos cuidados de higiene ou cirurgia, nos casos mais graves.
Não precisa usar nada especial para lavar o umbigo. A água quente e o seu sabonete habitual já resolvem! Passe um pouco de sabonete nos dedos ou numa toalhinha úmida e massageie a área para tirar a sujeira, a oleosidade e os fiapos de roupas. Quando terminar, enxágue bem até tirar toda a espuma.