Ponte Cerebral Ela é a porção central do tronco cerebral interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.
2) Fibras Transversais e Núcleos Pontinos Os núcleos pontinos são pequenos aglomerados de neurônios dispersos em toda a base da ponte. ... Parte Dorsal Ou Tegmento Da Ponte Apresenta fibras ascendentes, descendentes e transversais, de grande importância clínica pois apresenta núcleos de alguns nervos cranianos.
Apenas o óptico, oculomotor e o olfatório estão localizados no diencéfalo, os nervos trigêmeos, abducentes, faciais e vestibulococleares estão ligado a ponte, e os demais estão ligados ao bulbo.
FIBRAS LONGITUDINAIS TRACTO CÓRTICO-ESPINHAL: Na Base da Ponte o Tracto córtico-espinhal forma vários feixes dissociados, não tendo a estrutura compacta que apresenta nas Pirâmides do Bulbo.
Pedúnculo cerebelar médio: feixe de fibras que penetram no cerebelo, formado pelas fibras transversais da ponte e provenientes dos neurônios situados nos núcleos da base da ponte. Participam da via córtico-ponto-cerebelar.
Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.
As fibras nervosas que o percorrem pertencem a feixes que se comunicam com o cérebro, constituindo os chamados pedúnculos cerebrais. Os dois volumosos pedúnculos – direito e esquerdo – caminham muito próximos, até chegar ao diencéfalo, porção considerada limite convencional entre mesencéfalo e cérebro.
Fascículo muscular é um conjunto de fibras musculares esqueléticas cobertas por perimísio, um tipo de tecido conjuntivo. Fibras musculares especializadas no coração que transmitem impulsos elétricos a partir do nó atrioventricular (nó AV) para as fibras de Purkinje são também fascículos.
trato. Conjunto de canais, cordões, vias, feixes ou órgãos que pertencem a um mesmo sistema anatomofisiológico. Feixe nervoso que transporta os impulsos partidos da medula espinal ao córtex cerebral. ... Feixe de fibras nervosas que conduz os impulsos partidos do cérebro até à medula espinal.
Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central). A nomenclatura é bastante variada, com alguns tratos sendo chamados de “lemniscos”, "pedúnculos" ou "fascículos", dependendo de seu curso, localização e projeção.
Tracto: feixe de fibras nervosas com aproximadamente a mesma origem, mesma função e mesmo destino. As fibras podem ser mielínicas ou amielínicas. Fascículo: usualmente o termo se refere a um tracto mais compacto. Lemnisco: feixe em forma de fita.
As vias piramidais consistem em um único trato, originado no encéfalo, que se divide em dois tratos separados na medula espinhal: o trato corticoespinhal lateral e o trato corticoespinhal anterior.