A disciplina acadêmica da antropologia, também conhecida como antropologia geral ou antropologia de “quatro campos”, inclui quatro subdisciplinas ou subcampos principais: sociocultural, arqueológica, bio- lógica e linguística.
Suas principais áreas são: a Antropologia Física ou Biológica, que estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; a Antropologia Social, que analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais; e a Antropologia Cultural, que investiga as ...
Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. ... Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social.
Linguística antropológica é o ramo da ciência linguística que estuda a linguagem a partir das bases de conhecimento da antropologia. Não deve ser confundida com Antropologia Linguística, que se propõe a ser o ramo da antropologia que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica.
Existem quatro ramificações da antropologia, são elas: antropologia cultural, antropologia social, antropologia biológica ou física e antropologia linguística.
Ciência que estuda os restos materiais deixados sobre o solo. A Arqueologia busca reconstituir o passado humano a partir dos seus traços materiais, artefatos, estruturas, construções, obras de arte, alterações do meio ambiente, comércio, dados somáticos e biológicos.
2. Antropologia Pré-histórica: também conhecida como Arqueologia, trata do estudo do homem através dos vestígios materiais encontrados no solo ou em inscrições rupestres, buscando construir interpretações sobre sistemas sócio- culturais já desaparecidos.
A área Antropologia Cultural e Social investiga as dinâmicas socioculturais relacionadas à América Latina em comunidades locais, nacionais e globais.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
O conceito de cultura é bastante complexo. ... Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Esta rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, etc...
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
tanto a antropologia quanto a sociologia lidam com o estudo do homem, seu comportamento, cultura, e as interações com a sociedade. Os antropólogos concentram-se em tribos e culturas dos povos colonizados; sociólogos trabalham sociedades urbanas.
A antropologia e a sociologia, dentre as ciências sociais, definiram de forma bastante satisfatória seus objetos de estudo, seus objetivos e métodos. Enquanto à sociologia cabia o estudo da sociedade europeia, à antropologia cabia o estudo dos povos colonizados na África, Ásia e América.
Assim, a Sócio-antropologia do Cotidiano vai privilegiar o estudo das práticas simbólicas que ocorrem no cotidiano, com o objetivo de compreender a realidade social mais ampla.
O estudo do indivíduo inserido em um determinado grupo e como sua atuação está relacionada aos costumes daquele mesmo grupo. No caso do educador, o aluno é analisado no contexto em sala, e, em um contexto antropológico o indivíduo é visto a partir de seu grupo, Ex: Aldeias, civilizações antigas etc.
Ensino fundamental Seu objetivo é propiciar ao estudante o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além de auxiliar na compreensão do ambiente social, político, das artes e dos valores básicos da sociedade.