Para exemplificar a manutenção corretiva, basta criar um cenário fictício em que um equipamento vital para a operação apresenta defeito. Neste caso, a atividade de efetuar seu conserto pode ser considerada uma atividade de manutenção corretiva. Digamos, por exemplo, que um elevador em plena operação deixa de funcionar.
Manutenção Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento preditivo, detectivo, ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha.
A manutenção planejada (MP) são atividades que têm o grande objetivo de detectar, prevenir ou mesmo reduzir erros e falhas em equipamentos. A ideia é tentar eliminar o máximo possível ações de manutenção que não são programadas, ou seja, imprevistos ou mesmo problemas maiores.
Ela pode ser dividida em 6 fases de implantação: Avaliação das condições atuais. Restauração das condições básicas e melhoria dos pontos deficientes. Estruturação do controle de dados e informações.
A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.