Mas é importante ressaltar que, apesar da má fama, a gordura saturada tem suas funções. Ela aumenta um pouquinho a fração do colesterol HDL, que passa pelos vasos realizando uma limpeza na área. Além disso, participa da produção de hormônios e do transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal
Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo. Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando. Situações como Natal, Ano Novo ou mesmo alguma festa mais farta no fim de semana são perfeitas para saciar a gula.
Cardápio para intoxicação alimentar
Quando ingere comidas gordurosas, como fritos, o excesso de gordura sobrecarrega bastante o sistema digestivo. Isto porque a gordura é mais difícil de digerir do que os hidratos de carbono ou a proteína, e requer uma maior ação de enzimas e sucos digestivos.
Todos os dias, o fígado segrega cerca de 500 mililitros de ácidos biliares, que são utilizados durante a digestão para solubilizar gorduras. Para evitar ter má digestão siga os seguintes conselhos: – Coma pequenas porções e evite excessos. – Coma refeições menores, mais freqüentes.
10 remédios caseiros para má digestão
Conheça cinco atitudes que ajudam na digestão
No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile (fabricada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é despejada e emulsifica a gordura. ... Assim, os lipídeos ou gorduras são transformados em componentes mais simples, os ácidos graxos e o glicerol, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos.
A digestão das gorduras ocorre quase totalmente no intestino delgado, porém, a ação preparatória ocorre nas paredes anteriores do trato gastrointestinal. ... Sob ação da lípase entérica e da lípase pancreática, asgorduras já emulsionadas, decompõem-se em ácidos graxos e glicerol, e assim podem ser absorvidas.
Os lípidos mais comuns na dieta de um indivíduo são os triglicerídeos, pequenas quantidades de fosfolípidos, colesterol e ésteres de colesterol. A digestão de quase todos os lípidos (lipólise) inicia-se no intestino delgado, com exceção da gordura da manteiga, que é digerida no estômago pela tributirase.
A digestão de gorduras ocorre em maior quantidade a partir do DUODENO, a primeira porção do intestino delgado, logo após a saída do estomago, onde varias enzimas são lançadas do quimo. A principal enzima responsável por digerir as gorduras é a LIPASE.
O emulsionamento de lipídios ocorre no duodeno, graças à liberação da bile proveniente da vesícula biliar, o que elimina a letra B, pois essa diz que o emulsionamento ocorre no pâncreas. O intestino grosso é responsável pela rápida absorção de água, formando o conteúdo fecal.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
O duodeno é a porção superior do intestino delgado e inicia-se com o piloro, um esfíncter localizado na parte inferior do estômago. Possui aproximadamente 25 cm, o que equivale, aproximadamente, à largura de 12 dedos (daí o nome duodeno). No piloro, desembocam os ductos que levam a bile e o suco pancreático.
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.