A atividade financeira do Estado é a procura de meios para satisfação as necessidades públicas. Não podemos confundir necessidades públicas com as necessidades do Estado. A finalidade última do Estado é a realização do bem comum.
A atividade financeira do Estado é caracteristicamente instrumental, pois destina-se à obtenção dos recursos necessários à satisfação das necessidades públicas e, por isso, envolve a arrecadação, a gestão e a aplicação desses recursos.
Mas, no geral, a administração financeira serve para manusear da melhor forma possível os recursos financeiros e tem como objetivo otimizar o máximo que se puder o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de se ter uma posição competitiva diante de um mercado repleto de concorrência, proporcionando, ...
Curso de Administração Financeira e Orçamentária: definição e dados gerais. ... Trata-se de uma área que cuida de todas as operações financeiras das organizações e possui diversos pontos, dos mais básicos aos complexos, que envolvem um bom planejamento e tomada de decisão baseados em diversos cenários.
Cada vez mais presente em certames de diferentes níveis, a Administração Financeira e Orçamentária (AFO) é a área que se dedica ao estudo do histórico, planejamento, execução e monitoramento das finanças e do orçamento na esfera pública.
Entre eles estão os de ação, do caixa, de crescimento, orçamentário e tributário. Outra função muito importante é a análise de mercado. Com ela, o profissional de finanças consegue entender os movimentos do mercado, a economia do momento e avaliar a sua empresa em comparação à outras concorrentes.
O administrador financeiro gerencia contas empresariais e coordena atividades de investimento, que incluem desenvolvimento de orçamentos, geração de relatórios, planejamento de metas financeiras, administração de atividades de folha de pagamento, preparação de demonstrações e pagamento de obrigações da organização.
4 principais funções do administrador no modelo PODC