Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. ... As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas.
A mastigação de alimentos estimula a secreção de saliva pelas glândulas principais, provocando um aumento do fluxo salivar e da concentração de amilase. O fluxo de água aumenta e a concentração de amilase elevada facilitam o clearence de restos alimentares e a digestão, respectivamente.
O ácido clorídrico está presente no nosso sistema digestório, o suco gástrico produzido por nosso estômago é uma solução de água, enzimas, ácido clorídrico, sais inorgânicos e uma pequena porcentagem de ácido lático.
No estômago existe uma célula que libera HCl (que é um ácido) então o suco gastrico será ácido. E também por conta da sua composição, que envolve o ácido clorídrico (ácido muito forte que deve ser manuseado com cuidado) e o ácido láctico.
A sua função é atuar sobre o quimo, proporcionando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas. O HCl presente no suco ajuda a destruir as bactérias presentes nos alimentos.
O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2.
Ao ter a garganta queimada por ácido do refluxo tome bastante água gelada. A diluiçao e lavagem pela água gelada diminuem a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.
Normalmente, constata-se a doença apenas pela observação dos sintomas clínicos. - O exame é invasivo, porque tem de colocar uma sonda no estômago. É indicado nos casos mais graves, como em bebês que têm pausa respiratória, crise de cianose ou pneumonia de aspiração, para se ter uma ideia do grau do refluxo.
Normalmente, o refluxo em bebês melhora após os 3 meses de idade, pois o esfíncter do esôfago se torna mais forte depois dessa idade.
O refluxo em bebês pode acontecer devido à imaturidade do trato gastrointestinal superior ou quando o bebê tem alguma dificuldade de digestão, intolerância ou alergia ao leite ou algum outro alimento, podendo resultar no aparecimento de alguns sinais e sintomas como golfadas frequentes, dificuldade para mamar e para ...
Coloque no cardápio
Alimentos permitidos Os alimentos que devem ser incluídos na dieta são as frutas e os vegetais, sendo também aconselhado dar preferência ao consumo de carnes com baixo teor de gordura, como o frango e o peru sem pele, assim como peixes e claras de ovo.