As principais serras da região Sudeste são a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. O Pico da Bandeira, localizado na divisa entre os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, é o ponto mais alto da região Sudeste, com cerca de 2.
Serras - Serra do Mar (escarpa voltada para o Oceano Atlântico), Serra da Mantiqueira Minas Gerais e São Paulo) , Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais), Serra da Canastra (São Paulo e Minas Gerais) e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro).
Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço, Serra da Canastra e Serra dos Órgãos.
Uma grande parcela das maiores empresas instaladas no país tem sede no Sudeste. Nessa região, estão as principais metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os estados que formam a região Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
As principais hidrelétricas da Região são: Hidrelétricas de Jupiá e de Ilha Solteira que constituem o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, no Rio Paraná com capacidade de 3.
São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.
São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife continuam sendo as cinco regiões metropolitanas mais populosas do país, somando mais de 44,4 milhões de habitantes.
São Paulo
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil ganhou três novas metrópoles entre 2008 e 2018: Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Vitória (ES).
Tipos de metrópole
No Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.
As três atuais são as do Distrito Federal e Entorno, da Grande Teresina e do Polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA).
Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém. Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país.
Regiões Metropolitanas do Brasil
Censo de 2010
região metropolitana de São Paulo
No Brasil, há 68 regiões metropolitanas, das quais se destacam:
Paraíba é o estado com maior número de regiões metropolitanas no Brasil - Jornal da Paraíba.
A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões:
O que é Região metropolitana: São umas cidades em torno da capital, ou seja da principal (metrópole)algumas capitais, como São Paulo, chama´se também de "Grande São Paulo".
Com tamanha população, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e a quarta mais populosa do continente, atrás apenas de São Paulo, Bogotá e Lima. A região metropolitana da capital, a Grande Rio, tem hoje pouco mais de 13 milhões de habitantes.
São Paulo. Embora seja apenas o 12º estado brasileiro em termos territoriais, São Paulo possui de longe a maior área urbana do país, o dobro do segundo colocado (Minas Gerais).
Classificação
Mais de 5 000 000