Enseada da Caieira
1 – Tubarão, SC A cidade destaca-se como um polo comercial da região, principalmente na área de cerâmica, e atrai visitantes graças às estâncias termais e ao passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, a famosa Maria Fumaça.
O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul.
A baleia-azul, que é o maior animal do mundo, apresenta, por exemplo, 33 metros de comprimento. A baleia-fin pode atingir 25-26 metros de comprimento, enquanto a baleia-sei pode atingir 20 metros.
Cientificamente, a orca não é uma baleia, mas sim um golfinho. Porém, não é errado citar como "baleia orca", já que golfinhos e baleias pertencem a mesma ordem (Cetácea). A principal diferença entre as baleias e as orcas estaria no esqueleto e na boca. As orcas possuem dentes, assim como os golfinhos.
As dimensões desse grande mamífero fizeram com que muitas pessoas o confundissem com uma baleia, só que na verdade a orca é um golfinho! ... As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas.
Das regiões polares até o Equador, as orcas vivem em grupos familiares unidos de até 40 indivíduos.
As baleias são mamíferos marinhos que pertencem à ordem dos cetáceos e estão divididas em duas subordens, sendo que as Myscticeti possuem barbatanas e as Odontoceti possuem dentes.
A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d'água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.
Baleia-azul
As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.